Posts Sinterpa

Agraer elabora projeto de crédito para pequenos agricultores de Ivinhema


A Agraer inicia apresentação de Projetos de Crédito Rural na linha Pronaf sob a égide do novo Plano Safra 2020/21. Os servidores da agência trabalham para que os pequenos agricultores melhorem a renda e a qualidade de vida, e, assim, continuem produzindo alimentos saudáveis e nutritivos.


Um bom exemplo vem do Escritório da Agraer de Ivinhema, no sudoeste do Estado: o Gestor de Desenvolvimento Rural, Arizoly Mendes, elaborou projeto de crédito para a aquisição de 16 matrizes de gado de corte, com a finalidade de produzir bezerros (cria), com recursos do Pronaf. O valor do crédito pleiteado é de R$ 32.640,00 com assistência técnica da equipe da Agraer local, composta pelos técnicos Simeão, Teonília e Waldeci.


O produtor Sr. Braz L. Delfino Pereira possui uma propriedade com 20 hectares de pastagens (MG4, Piatã), subdivididas em doze piquetes para manejo dos animais em pastejo rotacionado. O sítio São Sebastião está localizado na Gleba Ouro Verde.


A unidade produtiva é abastecida por um poço semiartesiano tubular, devidamente cadastrado no Imasul, pelo Sistema Siriema. Este poço atende o consumo familiar, a dessedentação dos animais e a manutenção do tanque de piscicultura, este com 600 metros cúbicos, destinado a criação de tilápias, para consumo familiar e o excedente vendido na própria propriedade a terceiros.


A família, ainda, mantém cinco vacas em lactação, produzindo cerca de 100 litros/dia, que são destinadas para produção de queijos, pães e biscoitos de nata, além de frangos caipiras.


“Tudo isso é comercializado no próprio sítio, ou seja, os interessados vão até lá adquirir, após uma divulgação bem-feita em redes sociais, além da tradição de mais de quinze anos produzindo essas delícias da roça”, comenta Arizoly.


Texto: Fernando Nascimento – Diretor Executivo da Agraer

Fotos: Divulgação