top of page

Posts Sinterpa

Extensionista Valdir Mussolini contribuiu para expansão da apicultura em MS


Com mais de 37 anos de atuação como extensionista rural e instrutor de apicultura na Empaer, Idaterra e Agraer, o servidor Valdir Mussolini também é conhecido como “Valdir do Mel”.


Natural da região de Assis (SP), ele veio para Mato Grosso do Sul, região de Angélica, com seus pais e recém-casado com Aparecida Zana Mussolini para trabalhar no pequeno sítio da família.


A trajetória como servidor na extensão rural começou em 1980, quando ingressou em concurso da Empaer. Trabalhou nos municípios de Angélica, Novo Horizonte do Sul, Santa Rita do Pardo, Batayporã, Anaurilândia e Bataguassu.


Em 1984, descobriu sua paixão pela apicultura. Ele e mais um grupo de pessoas na cidade de Angélica resolveram criar abelhas Apis Meliferas, trazidas em 2 caixas de Belo Horizonte. Valdir procurou um marceneiro e juntos começaram a fabricar as caixas.


O extensionista rural começou a se especializar em apicultura em 1985, com o antigo diretor técnico da Empaer, Altair Pereira de Oliveira, conhecido apicultor em Campo Grande. Logo em seguida, passou a ministrar cursos para os produtores em Angélica, Batayporã, Taquarussu, Ivinhema, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina, Anaurilândia e Bataguassu.


“O nosso colega grandalhão Mussolini da Agraer se destacou na apicultura e contribuiu muito para disseminar essa atividade em Mato Grosso do Sul. Sempre foi um extensionista dedicado que fez a diferença por onde passou”, afirma o presidente do Sinterpa, Washington Willeman de Souza.


O servidor também percorreu os municípios de Amambaí, Coronel Sapucaia, Sete Quedas, Aral Moreira, Aquidauana, Três Lagoas, Selvíria, Bonito, Campo Grande, Corumbá. Vários cursos foram ministrados em aldeias indígenas, como os Guatós, em Corumbá.


Com 2 filhos e 4 netos, Valdir se aposentou em dezembro de 2017 lotado no escritório de Bataguassu, onde reside e passou a se dedicar à família e às abelhas.


O Sinterpa registra uma homenagem a esse servidor que faz parte da história da extensão rural de Mato Grosso do Sul.


Por: Sinterpa

bottom of page