top of page

Posts Sinterpa

600 extensionistas em todo o Brasil são capacitados para Ater Mulheres


Desde setembro, está sendo realizada a capacitação de extensionistas rurais das entidades parceiras que atuarão junto com a Anater na chamada de Assistência Técnica e Extensão Rural - Mulheres Rurais: Autonomia, Alimentação e Vidas Saudáveis – a Ater Mulheres – e faz parte do Programa de Organização Produtiva e Econômica das Mulheres Rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Serão 30 cursos para qualificar mais de 600 extensionistas, em todo o País.


Com um investimento de R$ 50 milhões, a chamada vai atender 12,5 mil mulheres, durante 2 anos, em todos os estados e no Distrito Federal, para promover a autonomia financeira das agricultoras familiares, assentadas da reforma agrária e acampadas, extrativistas, quilombolas, pescadoras artesanais, aquicultoras, ribeirinhas, indígenas, atingidas por barragens, mulheres urbanas e periurbanas.


Políticas Públicas

Além da produção de alimentos saudáveis e de outros projetos econômicos oriundos da vocação local, vai valorizar sua cidadania e abrir o acesso às políticas públicas do Governo Federal, como destaca o presidente da Anater, Jefferson Coriteac.


“Esse curso é importantíssimo para que nós passamos, através da assistência técnica e extensão rural, que é a porta de entrada das políticas públicas do governo federal, dar acesso ao crédito, qualificação, apoiar as mulheres para produzir mais, colher melhor, vender melhor. Esse é o nosso compromisso da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural junto com as entidades parceiras, para que nós possamos levar a política pública, a política do governo federal às mulheres e a quem mais precisa!”


Loroana Santana, diretora técnica da Anater, ressalta a reconstrução das políticas públicas para um País mais justo. “Nós estamos aqui num novo momento, de protagonizar a agricultura familiar. Estamos realizando a formação e a qualificação dos nossos extensionistas, que estarão na base, na ponta da rama, levando informações para as nossas mulheres rurais. Essa grande ação visa a autonomia econômico-financeira, a geração de renda e o protagonismo das nossas mulheres”.


Os capacitadores foram formados em curso da Anater, com a retomada da política de cursos de formação permanente a todos os envolvidos no processo de assistência técnica e extensão rural pública.


Por: Anater

 

Comments


© 2023 por Tendências de Negócios. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page