A despedida de quatro décadas dedicadas ao desenvolvimento rural de MS
No ano de 2023, dezenas de servidores da Agraer se aposentaram, depois de prestarem anos de serviço para o governo do Estado de MS. Há poucos dias para encerrar o ano, vamos destacar dois dos servidores muito dedicados e experientes que se despediram oficialmente da vida profissional.
Eliete Soares da Silva, nutricionista, e Tarcizo Francisco da Costa, engenheiro agrônomo, deixaram um legado significativo após anos de comprometimento com o desenvolvimento rural em Mato Grosso do Sul.
Eliete: 42 anos dedicados à extensão rural e à nutrição
A nutricionista Eliete Soares da Silva, cuja trajetória na Agraer iniciou-se em 1981 após aprovação no concurso da Empaer, encerrou seus 42 anos de serviço no dia 9 de outubro de 2023, com a publicação da aposentadoria no Diário Oficial do Estado.
Com uma carreira marcada pela atuação na extensão rural, Eliete dedicou 14 anos de sua vida nos municípios de Bela Vista e Rio Negro, compartilhando conhecimentos sobre alimentação saudável, saúde e organização de grupos para desenvolver produtos artesanais.
“Na extensão rural, trabalhei junto às famílias dos produtores rurais: mulheres, jovens e crianças, compartilhando informações sobre alimentação saudável, saúde e a organização de grupos para desenvolver produtos artesanais. Ainda incentivei, com o apoio dos colegas técnicos, a construção de hortas domésticas e escolares, pomares e a criação de pequenos animais”, disse.
Seu papel no Cepaer (Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer), por 28 anos, incluiu a administração do prédio principal e a responsabilidade técnica do restaurante, que fornecia alimentação para eventos e capacitações promovidas pelo órgão, e apoio no setor de agroindústria da Agraer, elaborando as informações nutricionais dos produtos processados.
A nutricionista ainda ministrou diversos cursos teóricos e práticos, sobre processamento do leite, processamento de frutas e hortaliças e aproveitamento integral dos alimentos, além de palestras sobre educação nutricional para alunos da rede pública e privada.
Eliete expressou gratidão à sua equipe e destacou a satisfação em lidar com o público ao longo de sua carreira.
“Todas essas atividades me deram muita satisfação, sempre gostei muito de lidar com o público, aprendi bastante com as pessoas que passaram por minha vida profissional. Convivi, nesses 42 anos de Estado, com muitas pessoas e isso enriqueceu bastante a minha existência, no sentido de observar os talentos das pessoas e do que elas são capazes de realizarem, e que posso sim, dentro de minhas limitações, ser agente de transformação nesse processo de evolução do ser humano”, ressaltou Eliete.
Seus planos para a aposentadoria incluem aproveitar momentos em família, desfrutar da companhia das netas e realizar viagens, enquanto celebra a sensação de dever cumprido.
Tarcizo: 46 anos de contribuição ao desenvolvimento rural
Já Tarcizo Francisco da Costa, engenheiro agrônomo com especialização em elaboração e análise de projetos de desenvolvimento regional, encerrou seus 46 anos de contribuição em 20 de setembro de 2023. Originário de Minas Gerais, Tarcizo dedicou-se à agricultura e pecuária desde jovem, trazendo essa paixão para sua carreira profissional.
Com passagens pela Embrapa, ingressou no sistema de Ater Pública em Cuiabá, na EMATER - MT, em 1977 e, com a criação do Estado de MS, passou pela Empaer, Idaterra e Agraer - além de compor a equipe responsável pela estruturação da Iagro. Em sua trajetória na Agraer, desempenhou papel-chave na elaboração de projetos, gestão de contratos e participação em diversas iniciativas para o desenvolvimento rural.
"Foi gratificante compor uma equipe de servidores dedicados em bem atender a clientela, levando informações e orientações técnicas para aplicação dos sistemas de produção recomendados para as diversas atividades, visando o aumento da produtividade e incentivando a diversificação da exploração agropecuária e sempre respeitando e buscando a preservação do meio ambiente. O objetivo final sempre foi a geração de receitas para o Estado, de renda para as propriedades e melhoria das condições de vida dos produtores rurais e suas famílias, sobretudo dos agricultores familiares”, destacou o engenheiro agrônomo.
Tarcizo também entrou para o movimento sindical e, entre os anos de 1994 a 2023, passou por diversas diretorias do Sinterpa, exercendo os cargos de presidente, vice-presidente e diretor. Quando esteve na presidência, de 1998 a 2000, foi concretizada a aquisição da atual sede própria do Sinterpa.
Ao se despedir do serviço público, Tarcizo expressou sua gratidão à instituição e aos colegas de trabalho, resumindo todo o ciclo de sua vida profissional com a palavra "gratidão". Apesar do desconto previdenciário de 14% em sua aposentadoria, ele planeja aproveitar a vida com alegria.
"Trabalhar com e para o produtor rural, sua família e suas organizações sempre trouxe muita satisfação e orgulho. Saí com a sensação de dever cumprido e deixo registrado meu agradecimento à instituição e a todos colegas de trabalho, pois dali obtive os recursos para constituir família e formar os filhos com dignidade. Doravante é aproveitar a vida com alegria, sempre viajando para conhecer novos lugares, visitar sempre os familiares distantes, cuidar da saúde e pular de alegria quando encontrar um ex-colega de serviço", concluiu Tarcizo.
Por: Comunicação do Sinterpa
댓글