Posts Sinterpa

Agraer de Coxim visita produção de melancias gigantes em Sonora


O engenheiro agrônomo Carlos Sanches, da Agraer de Coxim, realizou uma visita de trabalho ao produtor Valdemar Lopes Alves, no Assentamento Piquiri (Carlos Roberto Soares de Mello), em Sonora.


Na propriedade, a atividade principal é a fruticultura comercial, com um plantio de melancias e criação de pequenos animais em uma área de 10ha, utilizando mão de obra familiar. O produtor utiliza recursos de operações de crédito rural do Pronaf Mais Alimentos.


Uma das fontes de renda é obtida com a venda da produção de melancia para o mercado local, abastecendo o Atacadão e o Assaí no município de Rondonópolis-MT.


O produtor destacou a parceria da Agraer e toda equipe técnica local, que desde o início do assentamento está presente e atuante na vida desses produtores.

A equipe técnica local da Agraer de Coxim está orientando alternativa nas covas do plantio da melancia, substituindo a adubação mineral, considerando uma alternativa sustentável do ponto de vista ambiental e econômico.


Os servidores trabalham com alternativas de manejo e condução dos frutos, visando atender o mercado local e interestadual com frutos pequenos e de fácil comercialização, apesar do produtor produzir melancias de até 25 quilos na propriedade, mas que inviabiliza o transporte do produto, embora este fruto seja de certa forma exótico e curioso.


O representante local da Agraer, o engenheiro agrônomo João Bosco afirmou que a prioridade são as pequenas propriedades e os assentamentos rurais.


O produtor ainda tem um custo muito alto com o frete para transporte do seu produto, este é uma das dificuldades que a Agraer deverá colaborar com o produtor para minimizar esse custo.


Texto e fotos: Carlos Sanches/Escritório da Agraer de Coxim