Posts Sinterpa

Agraer de Ponta Porã atende produtor da Cadeia Produtiva da Erva-Mate na Região Sul Fronteira de MS


A Agraer atua para gerar o desenvolvimento da Agricultura Familiar em Mato Grosso do Sul. Nos últimos anos, os servidores vêm desenvolvendo um trabalho para incentivar a produção e o resgate da Erva-Mate no Estado.


José dos Santos é um dos 20 produtores que estão sendo atendidos pelo escritório da Agraer de Ponta Porã. No total, 210 agricultores familiares de 10 municípios de Mato Grosso do Sul estão sendo atendidos pelo programa Erva-Mate.


O atendimento aos produtores está sendo realizado pela equipe da Agraer coordenada pelo Eng. Agrônomo Dr. João Alfredo Neto da Silva, pelo Gestor de Desenvolvimento Rural Paulo Roberto da Silva e pela estagiária de agronomia Maiara Souza Cavalheiro Talavera.


José reside no Lote 19 do Assentamento Corona, localizado aproximadamente 70 km de Ponta Porã. É um dos produtores selecionados para participar do projeto cujo objetivo é o fortalecimento da Cadeia Produtiva da Erva-Mate na Região Sul Fronteira do Estado de Mato Grosso do Sul.


No início de 2020, o produtor recebeu o treinamento pela equipe da Agraer e, logo em seguida, recebeu os insumos para o preparo da área. Em maio de 2020, ocorreu o plantio das primeiras mudas de erva-mate.

Um ano depois, José exibe orgulhoso o resultado alcançado até o momento, apresentando alguns exemplares com aproximadamente 1,6 metros de altura, destacando ainda, um índice de pegamento superior a 90%.


Hoje são mais de duas mil mudas pegas, oriundas do projeto. O produtor ainda possui outros 200 pés de erva-mate a qual faz três anos que já realiza a colheita e comercialização.


O Eng. Agrônomo João Alfredo Neto da Silva destaca o potencial produtivo da região, sendo a erva-mate uma ótima opção para a agricultura familiar. Na última safra, a colheita foi de aproximadamente 20kg por planta de folhas na propriedade, o que gera uma receita considerável.

Texto e fotos: João Alfredo Neto da Silva – Escritório da Agraer de Ponta Porã