Posts Sinterpa

Agraer ministra curso básico de apicultura na Aldeia Ofaié em Brasilândia


A comunidade indígena da Aldeia Ofaié, localizada no município de Brasilândia, recebeu uma capacitação do escritório local da Agraer, nos dias 2 a 3 de setembro.


A Fundação Nacional do Índio (Funai), por meio de projeto produtivo entregou materiais para a prática da apicultura na aldeia indígena, por isso, a comunidade solicitou à Coordenadora Local da Agraer, a engenheira Agrônoma Francielle L. B. M de Carvalho Malinowski, o curso básico de apicultura.


O curso foi ministrado com a parceria dos agentes da Funai, senhor Rodrigo A.G dos Santos e do senhor Elder Paulo R. da Silva. Foi ministrada aula teórica, com destaque ao uso de EPI e práticas de segurança necessárias a prática da apicultura, também o resumo da parte biológica, manejo básico, instalação de apiários e importância da polinização.


Durante o curso, foram realizadas aulas práticas, sendo três resgates de enxames de Apis meliffera e transferidas para as caixas racionais, tais enxames estavam em árvores secas e próximas as moradias e estradas.

Houve a participação de 11 agricultores Ofaié e 1 agricultor não indígena do reassentamento Pedra Bonita. A etnia Ofaié é reconhecida como o povo do mel, pois, sobreviviam da caça, da pesca e também da coleta de frutas e mel.


Atualmente continuam grandes apreciadores do mel e agora com os equipamentos recebidos e o acompanhamento técnico da Agraer será possível aplicar técnicas de manejo para a prática da criação de abelhas africanizadas com o intuito de consumo dos produtos apícolas e também geração de renda com a venda dos produtos obtidos da apicultura.


Conteúdo programático do curso:

Produção de Mel;

Introdução e Histórico;

Raças de Abelhas Apis melífera;

Morfologia e Biologia das Abelhas Apis melífera;

Organização Social e Desenvolvimento das abelhas Apis melífera;

Equipamentos;

Instalações;

Povoamento da Colmeia;

Manejo produtivo das colmeias;

Alimentação das colmeias;

Doenças e Inimigos Naturais das Abelhas;

Substituição de Rainhas;

Colheita, Extração e Processamento do Mel;

Comercialização.


Texto e fotos: Jovelina Maria de Oliveira/Zootecnista da Agraer