Parceria entre escola e Agraer prepara jovens para sucessão de propriedades da Agricultura Familiar
Alunos do ensino fundamental da Escola do Campo Maria da Conceição, em Bataguassu, participaram da segunda aula do projeto Educação para Jovens da Agricultura Familiar, que consiste na preparação dos estudantes para sucessão das propriedades familiares oriundas da reforma agrária no município.
De acordo com a assistente social da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural)/Semadesc, Derly Maria Castello Branco, nesta etapa do projeto foram oferecidas informações sobre documentação pessoal e da propriedade, tais como: Regularização Fundiária no PNRA (Plano Nacional de Reforma Agrária), CCU (Contrato de Concessão de Uso), ITR (Imposto Territorial Rural), Inscrição Estadual, CAR (Cadastro Ambiental Rural), CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), Notas de Produção, Pronaf (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar), entre outros.
“Os jovens aprendem tudo o que necessita e envolve o efetivo andamento das atividades de uma propriedade da Agricultura Familiar no que se refere a documentação. São apresentados os modelos de tais documentos para que os jovens possam analisá-los e manuseá-los”, explicou a assistente social.
O projeto prevê seis encontros durante o ano com esses alunos para fortalecer a identidade do jovem no meio rural e oferece os conhecimentos sobre gestão da propriedade rural para torná-la mais produtiva, competitiva e sustentável.
“De forma simplificada e até mesmo lúdica, com utilização de dinâmicas, mostramos a importância da valorização de suas propriedades e das suas raízes rurais. Esses conhecimentos são necessários para que os adolescentes optem por permanecer nas atividades da Agricultura Familiar, tornando-os bons gestores das propriedades familiares para que eles possam usufruir de terras cada vez mais produtivas e sustentáveis no futuro”, ressaltou.
A próxima etapa do projeto ocorrerá em julho com abordagem sobre a preservação ambiental. Aproximadamente 20 estudantes estão participando do projeto, realizado em parceria com a direção da Escola do Campo Maria da Conceição.
Texto: Fládima Christofari/Assessoria de Comunicação Agraer
Fotos: Derly Branco/Agraer em Bataguassu
Comments