Posts Sinterpa

Agraer promove curso sobre Plantas Medicinais no município de Ivinhema


Em parceria com a Prefeitura Municipal de Ivinhema, a Agraer ofereceu um Curso sobre Produção e Manipulação de Plantas Aromáticas e Medicinais ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Flávio de Oliveira Ferreira com apoio da Dra. Francimar Perez Matheus e da técnica Teonília Pereira da Silva.


O curso teve por objetivo principal mostrar a importância da fitoterapia, como produzir tais plantas e a manipulação resultando em produtos artesanais para utilizar no dia a dia, bem como uma boa alternativa econômica.

O curso foi dividido em aulas teórica e prática, com duração de 12 horas. Como teoria foram demonstrados os diversos tipos de plantas, como cultivar através dos tratos culturais e manejo, bem como, a classificação e usos através de literatura especializada. Na aula prática, foram produzidos vários produtos utilizando as plantas medicinais e aromáticas (condimentares) como: tinturas e alcoolaturas, drinks (alcoólicos ou não), além das infusões, decocções e sucos.


Participaram do curso: estudantes e professores do Colégio Agrícola, bem como o diretor Leonimar Bacchiegas, além da primeira dama do município Samara Ferro, a vice-prefeita Ângela Cassarotti e a Coordenadora de políticas públicas para mulheres Kelly Marciano, produtoras rurais e urbanas do município.

O engenheiro agrônomo Flávio de Oliveira Ferreira, que é pós-graduado em plantas medicinais, afirmou que ficou satisfeito com os resultados obtidos pois, o interesse foi excelente, surgindo ideias de produção de plantas medicinais em hortos urbanos e rurais, bem como na produção de mudas, além da produção em escala de produtos artesanais para a comercialização local.


Texto e fotos: Flávio de Oliveira/Coordenador da Agraer da Regional de Dourados

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes