Posts Sinterpa

Agraer visita produtor de farinha de mandioca em Coxim


A equipe da Agraer realizou vistoria de campo no Assentamento Nossa Senhora Aparecida, Lote 72, do produtor José Francisco da Cruz e sua esposa. Na ocasião, acompanhou o início do processo produtivo de farinha de mandioca artesanal com raízes de mandioca produzida na propriedade rural. O casal é assentado do Crédito Fundiário e está em dia com os financiamentos do Pronaf A, AC e as parcelas do financiamento da terra.


O trabalho da família é dividido. A esposa cuida da horta comercial e da criação de pequenos animais; ele cuida da fabricação da farinha de mandioca, que gira em torno de 400 kg por mês e comercializa a R$ 10,00 o kg, no comércio local de Coxim e Pedro Gomes.


Quando não tem produção de mandioca suficiente, o produtor trabalha fora do lote para sua subsistência, totalizando uma receita mensal que possibilita sua sobrevivência no lote.


Esse é mais um exemplo que existem alternativas para sobreviver com dignidade no lote de Projeto de Assentamento Rural. E, naturalmente que a Agraer sempre estará presente e ao lado daquelas famílias que queiram aplicar tecnologias simples e baratas que viabilizem as atividades agrícolas desenvolvidas, orientando-as na aplicação dos fomentos e nos créditos financeiros existentes.


A Agraer não escolhe clientes ou produtores para trabalhar e assistir, estaremos sempre juntos daqueles que queiram produzir e garantir uma renda para o sustento de sua família.


Texto e foto: Carlos Sanches/Escritório da Agraer de Coxim