Posts Sinterpa

Agroindústria de Itaporã recebe visita dos técnicos da Agraer


A agroindústria “Queijos Santa Terezinha” iniciou as atividades em 2004, no município de Itaporã, idealizada pela produtora Marisa Pereira Ranzi, com uma produção de leite, a matéria-prima essencial, com 100 litros por dia. Atualmente, a produção média diária é de 1.000 litros.


Na elaboração do projeto inicial da agroindústria, participaram os técnicos da Agraer do município de Dourados, José Carlos Diagoné, Cleonice Jacomelli; e do município de Itaporã as técnicas Inês Monteiro Ortega e Jennyfer Collante que deram toda assistência técnica necessária para o desenvolvimento burocrático para implantação e execução do que está em atividade hoje.


Em 2009, ocorreu uma reforma de ampliação que agregou o trabalho da arquiteta e urbanista Miriam Ramires de Oliveira com área de ampliação de 35,49 m² e área total construída 160,18 m². Nessa ampliação, foram agregados todos os requisitos necessários para o funcionamento como instalações hidráulicas e sanitárias.


Os produtos de beneficiamento e industrialização são o queijo mussarela, queijo tipo minas frescal, queijo meia cura e queijo ricota. Para produção de todos esses derivados, 80% do leite consumido na industrialização é de produção própria e a destinação ao consumo é a maior parte fora do município, especialmente nos mercados de Dourados com certificação do SIE.

A agroindústria possui um laboratório da plataforma de recepção para realizar os primeiros testes do produto que será processado. O produto pronto é enviado para o laboratório da Iagro para realização dos testes de controle de qualidade.


No dia 15 de dezembro de 2020, a equipe técnica da Agraer de Itaporã, formada pelos servidores Inês Monteiro Ortega, Gilberto Macedo e Douglas Pellin, realizou uma visita técnica de monitoramento com a finalidade de realizar o recadastramento da agroindústria, atualizando os dados de produção atual de leite e derivados e precificação dos produtos.


Atualmente, o município de Itaporã conta com 11 agroindústrias em atividade com a produção de diversos produtos como: chipa, pão de queijo, doces derivados da goiaba e mandioca, arroz, pimenta em conserva e derivados da cana-de-açúcar.


A agroindústria fica localizada na Fazenda Santa Terezinha, rodovia Itaporã/Ithaum, Placa do Abadio, km 22 à esquerda. Telefone para contato e mais informações 67 99973-1964.


Texto e fotos: Escritório da Agraer de Itaporã

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes