Posts Sinterpa

Anater e Senar lançam novas capacitações online e gratuitas


O convênio celebrado entre a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) oferta novas vagas de capacitação neste ano. Os cursos são gratuitos, no formato de educação a distância (EaD) e com certificação. O desenvolvimento das capacitações prioriza o acesso ao conhecimento de tecnologias e boas práticas, considerando as atividades produtivas para o público do setor rural.


Os últimos cursos lançados foram: Introdução a Agroecologia e Produção Orgânica, Produção de Alimentos em Sistemas Orgânicos, Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) – Terra Brasil e Manejo e Conservação do Solo. O primeiro foi o de Agropecuária Digital. A expectativa é que ainda neste semestre seja lançado a próxima capacitação dessa parceria. Os cursos contribuem para complementar a formação dos agentes de Ater.


A Anater lançou editais para empresas de Ater atuarem com família de Agricultores e Agricultoras Orgânicos vinculados a Organização de Controle Social (OCSs) e também no âmbito do PNCF – Terra Brasil.


Os interessados devem preencher a ficha para participar e assim, formarem as turmas. A equipe responsável entrará em contato, via e-mail, para avisar sobre a próxima capacitação desejada.


O projeto entre a Anater e o Senar (Convênio nº 001_2020) prevê a oferta de 160 mil vagas em cursos de educação a distância do portal EaD Senar. A iniciativa beneficia agricultores familiares, produtores e trabalhadores rurais, técnicos de campo, extensionistas e pessoas ligadas ao setor agropecuário.


Orgânicos

No curso Introdução a Agroecologia e Produção Orgânica, o aluno conhecerá os princípios da Agroecologia e o processo de produção e comercialização de produtos orgânicos, além de compreender como são as etapas de transição agroecológica de uma propriedade rural.


No curso Produção de Alimentos em Sistemas Orgânicos, o aluno conhecerá as principais etapas no processo de produção, certificação e comercialização de hortaliças, frutas e animais em sistemas orgânicos.


Terra Brasil

Na capacitação, serão apresentadas as possibilidades de acessar o programa Terra Brasil para financiar o imóvel. O público inclui trabalhadores rurais, agricultores familiares e técnicos que tenham interesse em acessar ou auxiliar na sua instrumentalização.


O aluno interessado terá uma visão geral, compreenderá o modo de funcionamento, os requisitos e a operacionalização, de forma que possa se candidatar ao financiamento e obter sucesso com a proposta. Os módulos, com carga horária de 54 horas, abordarão informações detalhadas sobre quais imóveis podem ser adquiridos pelo Terra Brasil; o que deve ter na proposta de solicitação do financiamento e as linhas de crédito.


Portal EaD Senar

O portal EaD Senar disponibiliza, atualmente, mais de 100 cursos em diferentes áreas, que vão desde a qualidade de vida, gestão e empreendedorismo, produção vegetal, campo sustentável, agricultura de precisão, inclusão digital rural e agricultura de baixa emissão de carbono.


Com linguagem objetiva e de fácil aplicação no campo, o Senar utiliza recursos para facilitar o processo de aprendizagem, como videoaulas, fóruns e chats, atividades interativas e o apoio de tutores e monitores.


As dúvidas também podem ser esclarecidas no telefone 0800 642 7070, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h (horário de Brasília).


Fonte: Ascom Anater

Foto: Yassineexo/Pixabay