top of page

Posts Sinterpa

Aplicativo Assistente PNAE abre portas para comercialização de produtos da agricultura familiar


Nesta segunda-feira, dia 1º de julho, aconteceu o lançamento do aplicativo Assistente PNAE, que visa auxiliar na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A ferramenta foi criada por professores da Universidade Federal de Goiás (UFG), com financiamento do MDA, em parceria com instituições nacionais e internacionais.


Com uma interface intuitiva e acessível, informações essenciais sobre agricultura familiar e a demanda de alimentos auxiliam tanto agricultores quanto escolas públicas na venda e aquisição de alimentos saudáveis.


Para a reitora da Universidade, Angelita Lima, “transparência e licitude nas compras do PNAE e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) são cruciais. O aplicativo será essencial para garantir esses princípios. A implementação desta ferramenta representa uma disrupção necessária e impactante, pois a infraestrutura deve alcançar o campo”.


O ministro Paulo Teixeira, da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, ressaltou a importância do aplicativo se tornar a porta de entrada para a comercialização dos produtos do agricultor familiar.


“O PNAE tem orçamento de R$ 5 bilhões que não chegam às famílias produtoras rurais. Esse aplicativo pode mudar essa realidade, dando transparência, e vai ajudar as prefeituras a comprarem esses produtos. É fundamental inserir o agricultor familiar na comercialização e ensinar-lhe práticas essenciais”, disse.


O lançamento do aplicativo Assistente PNAE destaca a importância da colaboração entre governo, academia e sociedade civil para o desenvolvimento sustentável e inclusivo. A ferramenta já está disponível para uso por meio do endereço: http://pnae.app.br.


O aplicativo Assistente PNAE


Iniciado em 2018, o Assistente PNAE foi financiamento pelo MDA, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), Newton Fund, British Council e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFG. O projeto contou com a colaboração de instituições nacionais e internacionais, como a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP), Politecnico de Torino (Itália) e University of Edinburgh (Reino Unido), entre outras.


O Assistente PNAE permite a preparação de chamadas públicas, divulgação de editais, ranqueamento de propostas e contratação de agricultores familiares, garantindo um alimento fresco e saudável nas escolas públicas.


Por: MDA

Comentários


bottom of page