Posts Sinterpa

Através da Agraer, escolas municipais de Angélica recebem alimentos do PNAE


A Prefeitura Municipal de Angélica, através do Prefeito Geraldo Rodrigues, Boquinha, junto com a Secretária de Educação Sirlene Collodetto, vem acompanhando de perto as Escolas da Rede Municipal de Ensino que estão recebendo produtos destinados à merenda escolar, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que estão sendo entregues às famílias dos alunos, uma vez que as aulas presenciais estão suspensas em razão da pandemia de COVID-19.


A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Angélica elaborou mais uma vez em 2021 o projeto para aquisição de alimentos dos pequenos produtores do município, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).


A parcela do projeto destinado à aquisição de produtos da agricultura familiar beneficiou sete produtores rurais, sendo eles do Distrito de Ipezal, do P.A. Angélica e demais áreas produtoras do município, totalizando o valor de R$45.558,40.


“Fazer parte deste relevante projeto e poder ajudar tanto os pequenos produtores rurais como as famílias dos alunos valoriza muito nossos esforços, pois estamos viabilizando a comercialização de produtos de qualidade, fornecendo alimentos saudáveis às crianças e familiares, além de estimular a Agricultura Familiar de Angélica”, destacou o Engenheiro Agrônomo George Pereira, Coordenador Técnico Municipal da Agraer local.


O programa vem adquirindo uma grande variedade frutas, verduras e legumes, tais como: abóbora, abobrinha, acelga, alface, almeirão, banana, batata doce, berinjela, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, cheiro-verde, couve, couve-flor, espinafre, inhame, limão, mamão, mandioca, maxixe, melancia, quiabo, repolho, rúcula e tomate.


Todas hortaliças são distribuídas para as escolas municipais de Angélica, fazendo com que os alunos recebem uma alimentação saudável, no entanto, com a pandemia e as restrições das aulas presenciais, os produtos passaram a ser entregues para as famílias dos alunos matriculados na rede municipal de ensino, inclusive nas creches.


O projeto conta com a participação da nutricionista do município, Karina Nakamura, que elabora a lista de produtos que farão parte do cardápio da merenda escolar, priorizando aqueles produzidos em nossa região.


“Nossa família se dedica à produção de hortaliças e contar com uma compra garantida através do PNAE permite que possamos investir mais na propriedade rural. Estamos muito satisfeitos e pretendemos seguir com essa parceria”, destacou Cleber Luz Graciano, que juntamente com sua esposa Jane dos Santos Moreira, realizou a primeira entrega do projeto.


Texto e fotos: Prefeitura Municipal de Angélica