Agraer e UFMS capacitam assentadas em empreendedorismo rural
Em um encontro realizado no dia 6 de agosto, as agricultoras familiares da Associação de Mulheres do Assentamento Angélica participaram de uma capacitação sobre Empreendedorismo Rural, através de uma parceria da Agraer com a UFMS-Campus de Nova Andradina.
No propósito de expandir o conhecimento e possibilitar momentos de reflexão pelas agricultoras familiares, as professoras da universidade, Gislayne Goulart e Fernanda Lima, em sua primeira interação com o grupo, abordaram temas como estratégias para ampliar a produção e identificação de oportunidades de mercado.
"O ato de criação de uma entidade organizacional é puramente burocrática. Só vai ocorrer a transformação almejada pelo grupo, se expandirem o horizonte do conhecimento. Ter a capacidade de identificar problemas e oportunidades, transformando-os em soluções benéficas para as associadas e suas famílias", disse a Gestora Socioorganizacional Rural, Arlene Cavalcante.
“É fundamental à agência estabelecer a parceria com as instituições de saber, pelo conhecimento já produzido. E, assim, buscar novos saberes e possibilitar transformações assertivas ao grupo”, destaca o coordenador regional da Agraer em Nova Andradina, Sandro Poloni.
As agricultoras, por sua vez, demonstraram grande entusiasmo e interesse em dar continuidade às ações. A presidente da associação, Vanilda Freitas, expressa a expectativa do grupo: "Nós temos muitos sonhos e a vontade de trabalhar, mas precisamos da Agraer e da Universidade nos ajudando a transformar tudo isto em ações concretas”.
Com informações da Agraer em Nova Andradina
Comments