top of page

Posts Sinterpa

Campo Grande adere ao programa + Pecuária Brasil que leva melhoria genética aos pequenos produtores


Campo Grande está entre os quatro mil municípios brasileiros que está aderindo ao programa +Pecuária Brasil – da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER) – que tem como objetivo levar melhoramento genético aos pecuaristas familiares brasileiros.


O lançamento on-line do programa, celebrando a parceria com a Conafer, aconteceu no dia 29 de março. O Acordo de Cooperação garantirá a doação de 600 prenhezes anuais, fortalecendo a cadeia produtiva da pecuária leiteira de corte, trazendo grande impacto para pequenos e médios produtores que serão beneficiados com a tecnologia da inseminação artificial (IATF).


O Acordo de Cooperação que perdurará pelos próximos 4 anos vai garantir a doação de doses de sêmen e insumos necessários para o processo de inseminação artificial por IATF. A expectativa é que o programa aumente de 500 prenhezes confirmadas em 2022 para 1 milhão em 2025 no país.


Revolução genética

O +Pecuária nasceu para desenvolver os rebanhos bovinos, de corte e leite, em todas as regiões brasileiras, contribuindo decisivamente para o crescimento da pecuária nacional. Em pouco tempo, já chegou nos 6 biomas nacionais, beneficiando pecuaristas familiares de Norte a Sul do Brasil.


O programa trabalha com touros provados e acesso ao catálogo de raças da Alta Genetics, reduzindo as chances de doenças genéticas nos plantéis. Com a melhora dos índices de reprodutividade, eleva-se a produção leiteira, a qualidade do gado de corte e a lucratividade final do produtor. A garantia de um rebanho certificado aumenta o valor do produto final, melhora a comercialização e cria perspectivas de futuro para o negócio.


Sustentabilidade no campo

O melhoramento genético é a melhor ferramenta para responder à demanda por sustentabilidade ambiental. No mais positivo dos cenários, em relação ao desempenho, é possível ter o dobro de produção em metade das terras ocupadas atualmente pela bovinocultura.


A produção sustentável garante mais lucros com menores custos, conserva os solos e os recursos hídricos, preserva a biodiversidade, possibilita o sequestro de carbono maior que a emissão de metano dos bovinos, além da pastagem com melhor qualidade nos períodos críticos do ano.


Desenvolvimento para estados e municípios

O programa integra-se às políticas públicas de estados e municípios, que têm a oportunidade de fomentar o setor, melhorar as condições socioeconômicas dos pequenos produtores, gerar mais empregos, levar nova tecnologia ao campo e ampliar as receitas estaduais com o crescimento de toda a cadeia produtiva agropecuarista.


Fonte: PMCG e Conafer

Foto: Divulgação Conafer

Comments


bottom of page