top of page

Posts Sinterpa

Cerrado: publicação gratuita sobre recomposição da vegetação nativa em nova edição


Já está disponível para download na segunda edição da revista e ampliada do Guia de Plantas do Cerrado para Recomposição da Vegetação Nativa. A publicação lançada pela Embrapa apresenta informações sobre quase 350 espécies nativas, entre árvores, arbustos e plantas herbáceas, e seus atributos para utilização na recomposição das diferentes fitofisionomias do bioma Cerrado. A obra contém 880 páginas ricamente ilustradas com fotos e aquarelas e é fruto de décadas de pesquisa. Acesse aqui a publicação.


Trata-se de uma ferramenta importante que busca especialmente auxiliares produtores rurais nas ações de recomposição da vegetação nativa de suas propriedades para atender ao programa de regularização ambiental previsto no novo código florestal (Lei 12.651/2012). A publicação também é fonte de referência e leitura para especialistas e para o público interessado em conhecer as espécies vegetais, com informações sobre sua identificação e como a abundância de sementes e produção de mudas para seu plantio.


O Guia possui abordagem prática e visual e traz o passo a passo sobre como escolher as espécies e, assim, poder planejar o plantio, sua implantação e, ainda, o monitoramento desse processo de recomposição. As espécies foram divididas pela formação vegetal de ocorrência: savânicas ou campestres e florestais. Cada uma foi identificada com os nomes populares e científicos, distribuição geográfica nos estados brasileiros, fitofisionomias de ocorrência, época para coleta de sementes e aspectos fundamentais para sua propagação, cultivo e recomposição da vegetação nativa do bioma Cerrado.


As espécies apresentadas no Guia também estão incluídas na plataforma Webambiente – ferramenta eletrônica de auxílio ao produtor para recompor a paisagem nativa e que foi a base para a elaboração do livro. “Na época do lançamento do novo código florestal em 2012, não havia recomendações de espécies para recomposição do Cerrado. Hoje a realidade é outra. Essas informações agora disponíveis estão e nosso objetivo é que possamos chegar a quem realmente precisa delas”, afirmou o pesquisador José Felipe Ribeiro, da Embrapa Cerrados.


O estudioso lembra que o Brasil tem, de acordo com o Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg), o compromisso de restaurar 12,5 milhões de hectares até 2030 e cerca de 20% dessas áreas estão no bioma Cerrado. “Este Guia é uma contribuição científica concreta que a gente deixa como instituição para ajudar a cumprir essa meta”, afirma Ribeiro, um dos autores. Também são autores de publicação: Marcelo Kuhlmann (Agência Alemã e Cooperação Internacional - GIZ); Roberto Ogata (Agência Alemã e Cooperação Internacional - GIZ); Maria Cristina de Oliveira (Universidade de Brasília); Daniel Vieira (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia); e Alexandre Sampaio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).


Fonte: Juliana Caldas/Embrapa Cerrados

Foto Capa: Marcelo Kuhlmann

bottom of page