Posts Sinterpa

Cervejaria visita MS para conhecer potencial da agricultura familiar para produção de cerveja


No dias 22 a 29 de janeiro, a Ambev estará no Estado para conhecer o potencial de desenvolver o Programa de Produção de Cerveja Regional em MS. Os representantes da empresa deverão apresentar o programa ao Secretário Jaime Verruck.


A equipe da Semagro/Agraer fará visitas a alguns municípios para demonstrar aos representantes a potencialidade de produção de alguns produtos para que possam ser utilizados como uma das matérias-primas na produção de cerveja.


O programa é interessante por vários aspectos, em especial, pela compra exclusiva de agricultores familiares, independente da escala de produção.


Em Mato Grosso do Sul, existe a possibilidade de fazer cerveja de mandioca, guavira e algumas outras culturas.


Cervejas Regionais

A Ambev criou e implementa um Programa de Produção de Cervejas Regionais com o intuito de garantir fonte de renda sustentável para agricultores familiares. Um exemplo é a cerveja Magnífica, produzida no Maranhão. Essa cerveja é produzida a base de mandioca, tubérculo que serve de fonte de renda para muitas famílias de agricultores maranhenses. Com a produção na região, possibilita que agricultores familiares tenham uma renda sustentável, pois não depende da sazonalidade da demanda pelo produto.


Com esse projeto, conduzido pelas cervejas Magnífica no Maranhão, Legítima no Ceará, Nossa em Pernambuco e, recentemente, a Esmera em Goiás, mais de 600 famílias de agricultores de mandioca já foram impactadas, oferecendo a elas uma fonte de renda sustentável e melhor qualidade de vida.


Texto: Fernando Nascimento/Diretor Executivo da Agraer

Foto de capa: Embrapa