Posts Sinterpa

Com auxílio da Agraer, agricultores de Ivinhema têm acesso ao Pronaf Mais Alimentos


Nos últimos seis anos, foram beneficiados 20 agricultores familiares, produtores de alimentos básicos para comercialização no município e Região de Ivinhema, com a modalidade de financiamento “Pronaf Mais Alimentos”, graças ao auxílio dos servidores da Agraer.


No dia 28 de janeiro, foi liberado o valor de R$47.224,95, para aquisição de veículo utilitário Saveiro, marca Volks, contribuindo sobremaneira para logística/compra de insumos, comercialização e distribuição dos produtos, viabilizando e facilitando o processo produtivo destas e outras Unidades Agrícolas Familiares beneficiadas com acesso ao crédito, com juros de 4% ao ano, com prazo de até cinco anos para pagar.


Os agricultores Sr.Joel da Silva Lázaro e Sra.Marta Pires Cavalheiro Lazai são produtores de holericultura na Chácara Santa Terezinha, localizada na Gleba Piravevê, em Ivinhema-MS, às margens do córrego azul, e são beneficiários do Pronaf desde 1998.


O engenheiro agrônomo e gerente da Agraer em Ivinhema, José Simeão do Nascimento Filho, é o responsável pela elaboração do projeto de acesso ao financiamento do “Pronaf Mais Alimentos”, com apoio da equipe da Agência Municipal da Agraer de Ivinhema.


“A procura por esta modalidade de financiamento é intensa, o que denota a sua alta viabilidade social, econômica, contribuindo significativamente para geração de emprego, renda e abastecimento”, avalia José Simeão.

A solenidade de entrega do veículo ao agricultor teve a participação de José Simeão do Nascimento Filho (Gerente AGRAER Ivinhema), Arizoly Mendes (Gestor de Desenvolvimento Rural AGRAER Ivinhema), Maisson Cassuti (Secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Ivinhema), Iara Souza Braghiatto (Gerente de Serviços do Banco do Brasil de Ivinhema-MS), Lucas Troiano (Gerente Geral Banco do Brasil de Ivinhema-MS).


Desenvolvimento local

Todos os 20 agricultores beneficiados com o “Pronaf Mais Alimentos” comercializam seus produtos em pontos estratégicos, como duas feiras municipais realizadas semanalmente; Feira da Lua, realizada todas às quintas-feiras no período vespertino e noturno; Feira Municipal realizada todos os domingos das 6 às 13h; no comércio local, pelo menos dez destes beneficiários comercializam para o PAA e PNAE.


Os alimentos também são comercializados na propriedade para consumidores que preferem comprar direto da roça, o que se torna viável, haja vista que a estrutura fundiária do município contribui para facilidade de acesso às glebas rurais, onde a maioria destas propriedades estão localizadas, em um raio de 20 km do centro do munícipio. Os projetos são elaborados pela equipe da Agraer de Ivinhema e financiados através do Banco do Brasil.


Texto e fotos: Agraer Ivinhema

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes