top of page

Posts Sinterpa

Comissão avalia Seminário Estadual da Guavira e já planeja edição de 2023


Depois de ter as expectativas em relação ao V Seminário Estadual da Guavira atendidas e superadas, a comissão organizadora já esboça a programação para a edição de 2023. O grupo encarregado de preparar o evento se reuniu esta semana com esse intuito. Faz parte dessa comissão a pesquisadora e gerente de pesquisa da Agraer, Ana Ajalla.


“Em termos de palestras, a participação dos indígenas da Associação Caianás foi considerada um dos ápices. Eles nos mostraram o que o fruto símbolo de Mato Grosso do Sul representa na cultura e na história dos Povos Terena. Há toda uma importância social para a comunidade, desde a tradição do pai sair com o filho para mostrar como fazer a colheita, até o uso medicinal pelos pajés”, afirma.

A visita técnica dos participantes nos guavirais do Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer (Cepaer) também foi elogiada. “Houve variedades de temas, com várias estações, cada uma mostrando um aspecto sobre o cultivo e até mesmo a degustação de produtos feitos com a fruta”, diz Ana.


Segundo ela, ano que vem o seminário deve ser marcado para o mês de novembro, garantindo aos participantes a oportunidade de encontrar os pés de guavira carregados.


“Também decidimos criar uma comissão técnica científica e tentar abrir o registro para apresentações orais dos trabalhos, que valerão para incrementar os currículos dos inscritos”, afirma a gerente de pesquisa.


Outra novidade é a produção de um e-book em comemoração aos cinco anos do Seminário Estadual da Guavira, que segundo ela deve ser lançado na sexta edição do evento.

“Também vamos preparar um documento para o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) com a necessidade de adotar medidas de preservação dos guavirais nativos. A presença dessas plantas nativas é importante para manter a biodiversidade genética da espécie.


A comissão organizadora também considerou um sucesso a feira com produtos típicos e artesanais produzidos em Mato Grosso do Sul.


“Muitas vezes, o interessante talvez nem tenha sido a concretização das vendas, mas a troca de contatos e cartões que fomentem futuros negócios e renda. Por isso que nós entendemos que ela deva ser ampliada para o ano que vem, trazer mais produtos com número maior de participantes”, completa.


Evento

O V Seminário Estadual da Guavira foi realizado nos dias 1º e 2 de dezembro. E é realizado todos os anos desde 2018, a partir da publicação da Lei Estadual nº 5.082 de novembro de 2017, que a declarou como fruto símbolo de Mato Grosso do Sul.


A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer é uma das organizadoras, juntamente com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Fiocruz e Assembleia Legislativa.


Segundo Ana, a Agência tem 13 anos de pesquisas com o cultivo da guavira. “Aliás, a Agraer é uma das pioneiras, em Mato Grosso do Sul, em estudos sobre o cultivo da espécie”, completa a pesquisadora.


Fotos: Néia Maceno/Assessoria de Comunicação Social da Agraer

Comments


bottom of page