Comunicado do Sinterpa sobre reajuste anual da Unimed

Comunicado sobre o reajuste anual das mensalidades do plano de saúde da UNIMED, celebrado entre o Sinterpa e a UNIMED Campo Grande/MS.

1 - Termo 40/539 - Enfermaria, com 306 usuários, livre negociação

O Sinterpa informa que o reajuste anual será de 5,19% a partir de 01 de junho de 2021.

O índice acima foi resultado de uma negociação. No início das tratativas, a Unimed solicitou um aumento de 16,20% e informou que o índice decorre da busca comum do equilíbrio econômico-financeiro do contrato, tomando-se por base o resultado da receita financeira frente à sinistralidade verificada no último período de 12 meses.

Com a proposta em mãos e verificada a variação do IPCA Saúde acumulado no período entre fevereiro de 2020 a janeiro de 2021, o Sinterpa ofertou uma contraproposta de 5,19%, considerando que o valor sugerido mantém o equilíbrio contratual.

O sindicato ressaltou que a atual situação não comporta reajustes acima desse percentual, quando é certo que os servidores que compõem o quadro associativo do contratante, afora o fato de que não tiveram qualquer correção dos salários nos últimos anos, houve ainda aumento da contribuição previdenciária de 11% para 14%, que reduziu ainda mais os ganhos dos usuários do plano.

A contraproposta do sindicato foi aceita pela Unimed.

2 - Plano 40/397 - Apartamento, com 8 usuários

Este plano é regulamentado pela Agência Nacional de Saúde - ANS e o percentual foi de 6,12%.

Com o propósito de manter os filiados, sobretudo os usuários do plano de saúde da Unimed, devidamente informados, o Sinterpa encontra-se à disposição para mais esclarecimentos.

Diretoria do Sinterpa