Posts Sinterpa

Comunidade do Assentamento Itamarati recebe demonstração técnica para aumento da produção de leite


A equipe da Agraer realizou uma demonstração técnica para o aumento da produção de leite, na Comunidade CUT do Assentamento Itamarati I, município de Ponta Porã. A ação foi realizada na área do produtor rural Ginaldo Carvalho. O objetivo foi apresentar opções de alimentação para bovino leiteiro com informações sobre a tecnologia de produção de silagem com o BRS Capiaçu no período da seca.


Durante a demonstração realizada pelo servidor da Agraer, Emerson Moreira Batista, os produtores aprenderam na prática como preparar a silagem para os animais, conferindo a altura ideal de corte, regulagem dos implementos, tamanho ideal de partícula, ponto de ensilagem (teor de matéria seca da planta), aplicação de inoculante específico, escolha do local adequado para construção do silo, tipos de silo, cuidados para correta compactação, vedação, entre outras.

A atividade abordou ainda como determinar o teor da Matéria Seca (MS) do BRS Capiaçu em forno micro-ondas. De acordo com Emerson, a determinação da Matéria Seca (MS) de forrageiras é muito importante para tomar decisões técnicas na propriedade.


O convite para demonstração veio do secretário municipal de desenvolvimento de Ponta Porã, Caio Augusto Moraes. A silagem do BRS Capiaçu foi misturada com fécula de mandioca aprendida pela Delegacia de Polícia Federal do município, depois de ser encontrada em uma carga que escondia maconha.


Dessa forma, a Polícia Federal realizou a doação da fécula de mandioca para a Prefeitura Municipal, e a mesma fez a doação simultânea para a Associação dos Produtores de Leite da Itamarati (APLAI) para ser utilizada como componente para a alimentação animal.

Participaram da demonstração técnica o Coordenador Regional da Agraer de Ponta Porã, Antonio Carlos Peixoto de Oliveira; o Coordenador do Posto Avançado Itamarati, Gilberto Rodrigues; o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Caio Augusto Moraes; o Delegado da Polícia Federal de Ponta Porã, Jean Pierre; o Diretor do Campus da IFMS de Ponta Porã, Izidro dos Santos; a Analista Técnica do Sistema Famasul, Fernanda Oliveira; a Subprefeita do Distrito Nova Itamarati, Natália Veslaques; e o Presidente do CMDR de Ponta Porã, Vitor Neves.


Texto e fotos: Escritório da Agraer de Ponta Porã

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes