Conferências Regionais da Agricultura Familiar já mobilizaram produtores de 58 municípios
- assessoria08
- 28 de jun. de 2023
- 2 min de leitura

Iniciadas no mês de maio, as Conferências Regionais da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul já reuniram mais de 1 mil participantes de 58 municípios do Estado. Na última semana foi realizada a sexta edição, reunindo agricultores familiares de Itaquiraí e cidades vizinhas. Até o momento, o fórum de discussão já passou por Nova Andradina, Coxim, Ponta Porã, Sidrolândia e Dourados.
Até o segundo semestre de 2023, serão realizadas treze conferências regionais, sendo duas com povos originários, uma com comunidades quilombolas e uma com comunidades de pescadores.
O principal objetivo das conferências é fazer a coleta in loco de demandas e anseios da população, autoridades e instituições presentes na Agricultura Familiar do Estado. Em seguida, inseri-las no orçamento do PPA (Plano Plurianual 2024/2027).
“Desta forma vamos garantir investimentos para fortalecer as associações e cooperativas, para capacitar jovens, para adquirir insumos, modernizar equipamentos e garantir investimentos em educação, ciência e inovação. Isso será possível se garantirmos que a agricultura familiar esteja presente no orçamento de Mato Grosso do Sul”, comenta o secretário executivo da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais da Semadesc, Humberto de Mello Pereira.
O novo orçamento da administração estadual deverá garantir a dignidade aos trabalhadores da Agricultura Familiar e suas famílias. “Para isso a regularização fundiária, a discussão quanto ao incremento no financiamento, modernização dos equipamentos e ampliação dos serviços de extensão rural são fundamentais”, afirma Humberto de Mello.
Em todas as conferências, os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável e os escritórios locais da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural reuniram representantes dos movimentos sociais, órgãos governamentais e demais membros para discutirem e selecionarem as demandas da agricultura familiar em seus respectivos municípios.
As próximas edições serão realizadas nos municípios de Corumbá, Nioaque, Três Lagoas e Amambai. Em julho, Campo Grande encerra o cronograma.
As Conferências Regionais da Agricultura Familiar são uma realização da Secretaria-Executiva da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).
Com informações de Marcelo Armôa e Márcia Brambila/Assessoria de Comunicação Governo de MS
Foto: Divulgação Governo de MS
Comentaris