top of page

Posts Sinterpa

Contribuição do Economista Doméstico para a agricultura familiar


21 de outubro é comemorado o Dia do Economista Doméstico. A data faz alusão à publicação da Lei 7.387, no ano de 1985, que dispõe sobre a profissão de Economista Doméstico, regulamentada no ano seguinte pelo Decreto 92.524.


Compete ao Economista Doméstico integrar equipe de planejamento, programação, supervisão, implantação, orientação, execução e avaliação de atividades de extensão e desenvolvimento rural e urbano.


Por isso, entre os profissionais que atuam na ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) estão os Economistas Domésticos, que têm desempenhado um papel crucial na promoção da eficiência, sustentabilidade e qualidade de vida nas propriedades rurais, contribuindo para a prosperidade dos agricultores familiares que dependem da terra para seu sustento.


Eles auxiliam e orientam os agricultores familiares com orçamento doméstico para que tenham um planejamento e gestão dos gastos e, assim, vivam com qualidade de vida e permaneçam no campo. Isso permite que as famílias rurais façam investimentos inteligentes em suas operações, melhorando a produtividade e garantindo a sustentabilidade a longo prazo.


São também atribuições desses profissionais ministrar cursos para o uso racional de bens e serviços, abordando noções de higiene, economia e aproveitamento de alimentos.


O Economista Doméstico também faz a orientação para a gestão de agroindústrias familiares, efetuando o controle de produtos alimentícios de qualidade. Os agricultores são orientados sobre os procedimentos que devem ser seguidos no processo de manipulação dos alimentos - desde o recebimento da matéria prima, o processamento, até a entrega às pessoas que irão consumi-los.


A contribuição dos economistas domésticos na agricultura familiar é cada vez mais reconhecida e valorizada. Com seu apoio contínuo, a agricultura familiar está bem posicionada para enfrentar os desafios do futuro e continuar desempenhando um papel vital na economia e na sociedade.


Por isso, o Sinterpa parabeniza os Economistas Domésticos que dedicam seu trabalho na Agraer, ajudando para o fortalecimento da agricultura familiar e, por consequência, para o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul.

Por: Comunicação do Sinterpa

Commentaires


bottom of page