Posts Sinterpa

Debate destaca potencial da agricultura familiar para a produção de alimentos saudáveis e nutritivos


Em celebração à Semana da Agricultura Familiar, de 24 a 30 de julho, a Contag, Federações e Sindicatos realizaram um Seminário Nacional reunindo centenas de pessoas de todo o País, entre agricultores e agricultoras familiares, dirigentes e assessores sindicais, parlamentares e convidados, por meio de plataforma virtual nesta terça-feira (26). O debate reafirmou a importância da agricultura familiar para quem vive dela e também para quem depende dela para viver.


A secretária de Política Agrícola da Contag, Vânia Marques Pinto, apresentou alguns conteúdos que integram o Anuário da Agricultura Familiar, que será lançado ainda esta semana. Este documento passará a ser produzido anualmente pela Confederação, reunindo dados sobre a agricultura familiar, que indicam o quanto o segmento é relevante e pode contribuir ainda mais com o desenvolvimento do País se tiver o devido apoio governamental e o entendimento de toda a sociedade acerca da sua valorização e reconhecimento.


Ao longo da programação, alguns parlamentares da Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar e do Núcleo Agrário do PT destacaram a luta que travam no Congresso Nacional para aprovar orçamento e outras medidas para fortalecer a agricultura familiar e a reforma agrária, a preservação ambiental e combater a fome, por exemplo.


Protagonismo feminino

As dirigentes da Contag, Vânia Marques Pinto e Mônica Bufon, deixaram suas mensagens no Painel sobre “Protagonismo das mulheres e dos(as) jovens na produção de alimentos saudáveis e sustentáveis”. Destacaram alguns pontos, principalmente os desafios enfrentados por estes sujeitos, como o alto índice de jovens e mulheres que deixam o meio rural, a falta de políticas públicas e outras questões que dificultam a sucessão rural.


Nutrição e saúde

O Painel “Produção familiar é mais diversidade, cores e sabores para a culinária brasileira” contou com duas convidadas: Paula Bandeira – Chef de cozinha e confeitaria, pesquisadora de ingredientes brasileiros e da cozinha afro brasileira; e Raquel de Andrade Cardoso Santiago – Nutricionista e Gastrônoma, Doutora em Saúde Pública e Pós-Doutora em Alimentos. As duas trouxeram contribuições sobre suas vivências na área gastronômica e nutricional com a utilização de alimentos saudáveis produzidos pela agricultura familiar.


“No meu restaurante privilegio produtos da agricultura familiar e vejo com muita preocupação os hábitos alimentares da população. São pessoas se alimentando por cápsulas. Esse é um trabalho de persistência e é muito bom saber que não estamos sós”, disse a chef Paula Bandeira.

Sustentabilidade

Quanto a essa questão dos hábitos alimentares, a nutricionista Raquel Santiago destacou algumas mudanças que são necessárias. “fortalecer a conservação e o manejo sustentável da agrobiodiversidade; propor ampliação do número de espécies nativas utilizadas; rever dietas simplificadas; e propor programas e estratégias: ações transversais.” E completou: Um prato quanto mais diversificado e colorido é melhor. Precisamos conhecer o valor nutricional da nossa biodiversidade e ter uma agricultura mais sustentável e sensível a nutrição.”


Década da Agricultura Familiar

Já no Painel sobre a Década da Agricultura Familiar, o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da Contag, Alberto Broch, abriu o debate falando da importância dessa agenda global, dos desafios colocados e dos avanços já obtidos ao longo dessa caminhada.


Neste mesmo painel, as coordenações regionais da Contag fizeram suas contribuições, destacando suas agendas locais em celebração da Semana da Agricultura Familiar, de quanto é estratégico ampliarmos o diálogo com outros setores e com a sociedade em geral para avançarmos no fortalecimento da agricultura familiar e na valorização da luta do movimento sindical.


Também foi momento de denúncia sobre o avanço da monocultura e do desmonte das políticas públicas; bem como da necessidade de avaliar o que já foi construído ao longo da Década da Agricultura Familiar.


Fonte: Contag

Foto: Jerzy Górecki/Pixabay