top of page

Posts Sinterpa

Dia da Abelha: Uma oportunidade para a agricultura familiar com apoio da Ater

  • tatianamartins3
  • há 12 horas
  • 3 min de leitura


Neste 20 de maio comemora-se o Dia Mundial da Abelha. A data foi designada pela Assembleia Geral da ONU em 2017 para incentivar a educação e ações públicas para maior consciência sobre estes polinizadores. As Nações Unidas estimam que 90% de plantas com flor dependem de alguma forma da polinização animal.


No caso da agricultura familiar, essa conscientização ganha contornos ainda mais significativos, pois a criação de abelhas representa uma oportunidade de geração de renda e diversificação da produção. Em Mato Grosso do Sul, a apicultura (criação de abelhas com ferrão) e a meliponicultura (criação de abelhas nativas sem ferrão) se destacam como atividades promissoras, impulsionadas pelo trabalho essencial da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que oferece suporte e conhecimento aos agricultores.


Os técnicos da Agraer oferecem suporte e conhecimento cruciais aos agricultores, abrangendo desde a instalação de apiários e meliponários até o auxílio na obtenção de financiamento, regularização de agroindústrias e orientação técnica especializada. A instituição também desempenha um papel importante na intermediação da comercialização, através de projetos governamentais como o PNAE e o PAA, além de promover cursos e palestras.



“Oferecemos assistência técnica aos produtores rurais voltada a apicultura e meliponicultura. Essas atividades com abelhas nos proporcionam ferramentas para a educação ambiental e a promoção da sustentabilidade das propriedades rurais”, afirma ag estora de desenvolvimento rural da Agraer, a zootecnista Jovelina Maria de Oliveira.


Francimar Perez, gestora responsável pelas cadeias da Apicultura e Meliponicultura da Agraer, complementa essa visão, ressaltando que “as abelhas são fundamentais do ponto de vista ecológico e ambiental pelo serviço de polinização e também são uma opção interessante na produção de diversos produtos apícolas e meliponícolas”.


Vantagens na agricultura familiar


Para muitos agricultores familiares, a apicultura e a meliponicultura representam uma atividade complementar à agricultura tradicional. “A apicultura e a meliponicultura são atividades que podem ser integradas com outras na estratégia de diversificação da produção na agricultura familiar, gerando renda e melhorias ambientais”, complementa Francimar. 


Jovelina Maria de Oliveira destaca o potencial de crescimento da atividade: “Inicialmente, a criação de abelhas pode ser mais uma atividade na propriedade e, com o passar do tempo, pode vir a ser uma das principais atividades geradoras de ganhos. Tanto a apicultura como a meliponicultura podem gerar renda com a produção de mel, cera, pólen, saburá, própolis e geoprópolis. Tais atividades contribuem para a polinização das culturas, gerando aumento produtivo das culturas agrícolas”, resume.


Produção de Mel 


Segundo o IBGE, o Brasil tem mais de 100 mil apicultores, sendo que 82% deles trabalham na atividade familiar. No ano de 2023, o Brasil produziu 64,2 mil toneladas de mel, consolidando-se entre os maiores produtores do mundo.


No entanto, em Mato Grosso do Sul, a atividade tem muito a crescer ainda. De acordo com dados de 2023 do IBGE, foram produzidos 803 mil quilos de mel em MS - sendo que o Rio Grande do Sul é o maior produtor do país, com a produção de 9,1 milhões de quilos de mel. 




A Agraer tem investido significativamente na capacitação de seus técnicos para fortalecer ainda mais o apoio aos apicultores e meliponicultores. “Em torno de 25 técnicos foram capacitados para a atuação com a apicultura e isso vai ampliar e melhorar a qualidade dos atendimentos da instituição, principalmente com os equipamentos que foram adquiridos, que são EPI - macacão, luva e máscara, e também o fumigador e o formão saca quadros -, que são utilizados para o manejo da colmeia quando ocorre uma visita de orientação no apiário”, conclui Francimar.


Por: Comunicação do Sinterpa

 
 
 

Commentaires


© 2023 por Tendências de Negócios. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page