Dia do Servidor Público: histórias de dedicação que inspiram
Neste 28 de outubro, Dia do Servidor Público, o Brasil homenageia aqueles que dedicam suas vidas a servir a sociedade. Entre eles, José Alexandre Ramos Trannin e José Luiz Meira Ribeiro são exemplos de compromisso e persistência na Agraer e no governo de Mato Grosso do Sul. Suas trajetórias ilustram a importância do trabalho contínuo e da busca por melhorias para a população.
José Alexandre, engenheiro agrônomo, atuou por 49 anos até sua recente aposentadoria em agosto de 2024. Ele começou sua carreira como extensionista rural em Dourados, ainda antes da divisão do estado, sendo que sua carreira foi marcada pela criação de políticas e programas que alavancaram o setor agrícola. Dentre suas conquistas está a coordenação do Polocentro, um programa que impulsionou a agricultura no cerrado. "Considero que a implantação do projeto Polocentro foi muito importante, pois abriu as áreas de cultivo aqui no estado", destacou o servidor, lembrando o impacto positivo da iniciativa para a expansão agrícola em Mato Grosso do Sul.
Outro marco na carreira de Trannin foi a criação do calendário agrícola estadual, uma referência essencial para o planejamento de colheitas e produção no estado. Ele também contribuiu para a elaboração da primeira Lei Agrícola de MS. “O estado era novo, e fui o coordenador da elaboração dessa lei. Ela foi a primeira a regular o setor agrícola no Mato Grosso do Sul”, comentou, relembrando o desafio de estruturar uma base legal para a agricultura em um estado recém-formado. José Alexandre também atuou como Presidente da Comissão Estadual de Sementes e Mudas, coordenando a criação das primeiras normas para a produção de sementes e mudas no estado.
Além de seus projetos no Brasil, Trannin levou sua experiência internacionalmente. Em missão tripartite com os governos brasileiro e japonês, ajudou a implantar um modelo de assistência técnica e extensão rural em Moçambique, na África, uma experiência que ele considera uma de suas contribuições mais significativas. “Fomos duas vezes para a África para desenvolver assistência técnica e extensão rural. Foi gratificante levar conhecimento para outros povos e ajudá-los a se desenvolverem”, comentou, refletindo sobre o impacto de seu trabalho além das fronteiras.
Em cinco décadas de dedicação ao governo de MS,Trannin desempenhou funções estratégicas,como diretor-presidente da antiga Empaer em dois governos, diretor-executivo e assessor de planejamento da Agraer, Assessor de Agricultura da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária de MS, Delegado Federal de Agricultura do Mapa e Assessor da Diretoria da Iagro. Também foi presidente do Sinterpa, nos anos 2.000.
Outro exemplo notável é José Luiz Meira Ribeiro. Engenheiro agrônomo e mestre em desenvolvimento local, José Luiz ingressou na carreira pública em 1981, atuando até sua aposentadoria, em 2020.
Ao longo de quase quatro décadas, ele enfrentou desafios complexos, principalmente na missão de apoiar pequenos agricultores. Nos primeiros anos, José Luiz atuou na extensão rural nos escritórios locais das cidades de Bela Vista e Rio Negro, onde se deparou com as dificuldades enfrentadas pelo setor. “Em muitas ocasiões, ocorriam limitações de recursos humanos, financeiros, de infraestrutura e de mercado, o que comprometia a rentabilidade e as melhorias para as famílias dos agricultores”, afirmou, destacando o contexto desafiador de sua atuação no campo.
O engenheiro agrônomo participou de diversos projetos nas orientações agronômicas das culturas de arroz, milho e soja, e de projetos de custeio e investimentos agropecuários, além de contribuir em pesquisas conjuntamente com os pesquisadores, em: arroz, milho, estévia, sorgo, banana, maracujá, feijão, adubação verde, e outras.
A partir de 1997, José Luiz passou a trabalhar na sede da Agraer, onde coordenou programas de capacitação para agricultores e técnicos. Ele considera marcante a sua participação na coordenação estadual do Programa de Alimentação Escolar e a implantação das agroindústrias familiares. A sua atuação foi fundamental na legalização de agroindústrias familiares, viabilizando registros sanitários, isenções fiscais e regulamentação de rotulagem e código de barras. “Procurei trabalhar junto aos agricultores para viabilizar atividades muitas vezes emperradas pela burocracia”, relembra José Luiz, destacando a sua persistência em atender diretamente os anseios da comunidade rural.
Para ele, seu maior legado como servidor público, foi o esforço em ajudar as pessoas do campo. “Ouvir os anseios diretamente das pessoas envolvidas”, disse.
Serviço público
Para ambos, o significado de ser servidor público vai além da profissão. José Alexandre acredita que é uma responsabilidade com a sociedade e revela que não pretende parar e considera a possibilidade de continuar contribuindo de outras maneiras, e José Luiz afirma que, mesmo diante das dificuldades, o servidor desempenha um papel fundamental.
Neste Dia do Servidor Público, as trajetórias de José Alexandre Ramos Trannin e José Luiz Meira Ribeiro mostram que o compromisso com o trabalho e a dedicação ao bem público são fundamentais para o desenvolvimento do estado e para a melhoria de vida das comunidades.
Por: Comunicação do Sinterpa
Comments