Posts Sinterpa

Em parceria com técnicos da Agraer, Prefeitura realiza 1º Encontro de Ovinocaprinocultores em Japorã


O 1º Encontro de Ovinocaprinocultores, sediado pelo município de Japorã em parceria com os técnicos da Agraer de Mundo Novo, aconteceu na última quinta-feira (10). O evento teve o apoio da administração municipal de Japorã e presença do vice-prefeito Gabriel Klasman e do vereador Valter Silva.


No evento, o coordenador do Programa de Apoio de Ovinos e Caprinos da Semagro, Marcio Boza, falou sobre a constante busca pela diversificação da propriedade rural, oportunizando culturas já existentes e profissionalizando as mesmas dentro das possibilidades dos produtores, com o objetivo de alcançar um produto final de acordo com a exigência dos consumidores.


Boza ressaltou ainda que a cadeia do produto vem crescendo no estado, e o objetivo é aumentar o desfrute dos rebanhos, elevando o nível de qualidade das carnes de ovinos e com a implantação de PDOA (propriedade de descanso de ovinos) para facilitar ao pequeno produtor a venda. Essas propriedades seriam locais estratégicos para que pudessem reunir uma carga de animais levados ao abate, vindos de vários produtores facilitando todos os tramites.


O Programa de Apoio proporciona 50% isenção de impostos na comercialização dos animais, valor esse que o produtor pode utilizar em melhoras dentro de sua propriedade.


Na oportunidade, o coordenador do Programa de Ovinos do Senar, Custódio Júnior, mostrou valores possíveis de serem alcançados com um bom manejo dos animais, e o suporte que será oferecido pelo técnico que irá atender essas propriedades durante dois anos em visitas mensais.

Serão acompanhados os valores de implantação, custos diários, manejo sanitário, alimentar, reprodutivo, e todas as demais dúvidas que os produtores possuem no cotidiano, e serão oferecidos cursos de capacitação aos ovinocultores, conforme demanda dos mesmos, visando a profissionalização da cadeia com retorno financeiro aos proprietários.


A Iagro de Japorã, representada pelo colaborador Paulo, também esteve presente colocando os produtores a parte da necessidade de cadastrar seus animais para um melhor manejo sanitário e comercial.


Com resultado produtivo, o encontro acolheu produtores de Japorã e Mundo Novo e já se tem cadastradas mais de 20 propriedades.


A Agraer fará acompanhamento desses produtores e irá disseminar as informações a outros que já possuem a criação ou pretendem entrar no ramo, com a meta de oportunizar diversificação com lucro e qualidade atendendo tanto o produtor como o consumidor.


Com informações e fotos de Prefeitura Municipal de Japorã e Agraer