Em seminário, pesquisadores da Agraer apresentam os resultados parciais dos projetos de pesquisa
A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Matob Grosso do Sul) e a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), vinculadas à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), realizaram nesta quinta-feira, 30 de novembro, o Seminário de acompanhamento dos projetos aprovados no âmbito da Chamada Especial Fundect/Agraer 14/2022, no prédio da Agraer. Os projetos contemplados no edital totalizam um investimento de R$ 1,1 milhão.
Com o edital, a Fundect garantiu o financiamento de projetos da Agraer com enfoque no desenvolvimento e inovação da agricultura familiar, atendendo às condições sociais, econômicas e culturais dos pequenos agricultores, indígenas e quilombolas.
Foram apresentadas 10 pesquisas nas áreas de agricultura de baixo carbono, bioeconomia e biotecnologia, com estudos para desenvolvimento da: produção de leite; integração lavoura/pecuária/floresta; espécies nativas; fruticultura; controle alternativo/biológico de pragas e doenças; recuperação de pastagens degradadas e ainda agroecologia.
O diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, exaltou o comprometimento dos pesquisadores e os resultados obtidos.
“Os recursos destinados a esses pesquisadores fomentam o avanço das pesquisas, para que as soluções cheguem de forma mais acelerada à população. O que vemos aqui é o que há de melhor pois temos pessoas capacitadas que geram os resultados que a agricultura familiar precisa”, destacou.
A coordenadora de pesquisa da Agraer/Cepaer, Ana Cristina Araújo Ajalla, ressaltou a importância da chamada para o Estado. "Esse seminário em que apresentamos os resultados parciais dos projetos de pesquisa é um marco histórico para os estudos sobre a Agricultura Familiar em Mato Grosso do Sul, uma vez que nós temos um edital realmente voltado para pesquisas essenciais sobre à área e a construção de novas tecnologias”, contou.
A palestra de abertura foi ministrada pelo Dr. Ruy Caldas, pesquisador visitante da ESALQ-USP, intitulada “Programa de Melhoramento Genético de Longo Prazo: Impacto na Agricultura Familiar”. “O seminário realizado pela Agraer em parceria com a Fundect foi uma mudança de rumo importante para apoio da agricultura familiar por meio da ciência. Todos os projetos têm muita conexão com a possibilidade de gerar conhecimento e que fortaleçam o desenvolvimento da área em conexão com a sustentabilidade econômica, social e ambiental”, enfatizou.
Também participaram do evento o secretário-executivo de Ciência e Tecnologia, Ricardo Senna, o secretário-executivo de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais, Humberto de Mello Pereira, e a representante da diretoria da Agraer, Isabel Cristina Pereira.
Veja aqui os projetos e pesquisadores da Chamada Especial 14/2022:
Héber Ferreira dos Reis
Ocorrência da seca dos ponteiros da goiabeira (Erwinia psidii) em Mato Grosso do Sul e o seu controle alternativo in vitro e in vivo.
Tércio Jacques Fehlauer
Avaliação das dinâmicas de fertilidade e teor de matéria orgânica de solos em Sistemas Agroflorestais Biodiversos.
Sandro Cardoso
Efeito de diferentes doses de Fosfato Natural Reativo de Bonito (FNRB) e Potássio Natural (KMC - Rocha Nefelina Sienito) em pasto de Brachiária Brizantha cv. Piatã.
Vitor Corrêa de Oliveira
Boas práticas agropecuárias e qualidade do leite de produtores que utilizam resfriadores comunitários na região central de Mato Grosso do Sul.
Isaias de Oliveira
Controle Biológico de pragas da goiabeira em área de agricultores familiares na região da Grande Dourados (MS).
Edimilson Volpe
Sistema silvipastoril como estratégia de baixo carbono: indicadores de sustentabilidade produtividade e índices de conforto térmico animal.
Ana Cristina Araújo Ajalla
Desenvolvimento do cultivo da guavira (Campomanesia sp): integração com pecuária e propagação vegetativa.
Camila Pellizzoni Balthazar
Avaliação da semeadura direta e plantio de mudas de espécies florestais nativas com potencial de uso em sistemas agrosilvipastoris.
Aline Mohamud Abrão Cezar
Crescimento desenvolvimento produtividade e qualidade de frutos de pitayas como cultura alternativa aos produtores de Mato Grosso do Sul.
Felipe das Neves Monteiro
Sobrevivência crescimento e desenvolvimento de mudas de erva mate (Ilex paraguariensis) sob diferentes épocas de plantio e tipos de mudas.
Comentários