Posts Sinterpa

Empreendedores familiares reinauguram agroindústria de mandioca em Caarapó


Tudo começou há 17 anos, quando o produtor Valter Baratella e sua família tocavam o pequeno sítio na comunidade Saijú, a cerca de 12 Km de Caarapó. Uma propriedade tradicional, com produção diversificada para subsistência e venda do excedente.


Quando veio a ideia de beneficiar a mandioca e entregar no mercado de Caarapó e Dourados, o produtor procurou a Agraer e, sob a orientação da Extensionista Social Cleonice Fátima Jacomelli, iniciou o beneficiamento do produto.


Os anos se passaram e as melhorias foram sendo incorporadas, seja na produção, com apoio da Embrapa CPAO, através do pesquisador Auro Akio Otsubo e da equipe da Agraer de Caarapó, através do Extensionista Roberto Nakayama e equipe, até chegar em 2020 com uma produção expressiva, muitos clientes na região e a marca consolidada no mercado.


Programa PROVE

No início das atividades, a agroindústria se cadastrou no Programa PROVE do Governo do Estado, permitindo o acesso à criação da marca (logomarca), código de barras e isenção de ICMS, por isso, o produtor Valter faz questão de manter a logo do Programa estampada nas dependências da agroindústria, assim como a unidade onde tudo começou.


Família

Durante a cerimônia de reinauguração da indústria, Valter fez questão de destacar que o sucesso do empreendimento se deve à união de sua família, que trabalha de sol a sol em prol do negócio que, atualmente, atende clientes em 10 municípios na região, especialmente, Dourados, Caarapó, Naviraí, Iguatemi e Juti.


Todos trabalham e colaboram de alguma forma com a gestão e a produção da agroindústria, sua mãe D. Tereza Maciel Baratella, a esposa Darci Zambão Baratella, a filha Karine Z. Baretella e sua irmã Valdirene Baratella. Valter reputa o sucesso alcançado ao comprometimento de sua família e o apoio das instituições públicas que sempre colaboraram em momentos importantes e difíceis do empreendimento.


A marca “Ki-Cozinha”

O nome do produto é bastante sugestivo e realça bem aquilo que a dona de casa ou o churrasqueiro espera do produto, por se tratar de um acompanhamento indispensável na mesa do sul-mato-grossense. Este nome também aumenta responsabilidade da empresa em fornecer um produto que mantenha essa característica, talvez, por isso, o produto esteja tanto tempo no mercado. Em 2020, a agroindústria colocou, em média, no mercado, 500 Kg de mandioca descascada e congelada, por dia.

Geração de Empregos

Além da família, a agroindústria gera, 35 empregos diretos, trabalhadores que se deslocam diariamente de Juti e Caarapó para colaborarem com a produção da agroindústria. O empreendedorismo dessa família gera qualidade de vida e cumpre essa função social, importantíssima, nos dias atuais, que é criar empregos diretos e indiretos, pois vários produtores fornecem mandioca para a agroindústria, já que a produção própria do sítio não é suficiente para suprir a demanda. O produtor cultiva, aproximadamente, 15 ha e outros 15 ha em parceria com outros produtores.


Reinauguração

Na inauguração, estiveram presentes o Prefeito de Caarapó André Nezzi, Secretários municipais de Caarapó, Juti e Paranhos, vereadores de Caarapó, Juti e Amambai e representantes da Agraer Central, Caarapó e Juti.


Reuniram-se, em espaço aberto (tenda) cerca de 35 pessoas, com os cuidados que o momento exige, para comemorar a revitalização e modernização desse importante empreendimento para o Município e para o Estado de Mato Grosso do Sul.


“A direção e servidores da Agraer ficam extremamente felizes e orgulhosos ao verem o sucesso de uma família de agricultores que representa muito bem o público que trabalhamos, qual seja, o de alçar voos maiores, servindo, inclusive, de exemplo e de motivação para continuarmos nosso trabalho de apoiar, orientar e buscar alternativas para geração de renda e qualidade de vida no campo”, comentou o diretor executivo da Agraer, Fernando Nascimento, que também esteve presente ao evento.


Texto: Fernando Nascimento/Diretor Executivo da Agraer

Fotos: Divulgação

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes