Posts Sinterpa

Energia Fotovoltaica é tecnologia útil para dessedentação animal


Os irmãos e produtores rurais Douglas e Paulo de Oliveira Ramos são proprietários de uma pequena propriedade de 92 hectares, onde criam gado de corte, na região da Serra das Araras, em Pedro Gomes.


A propriedade denominada Estância Maranata foi adquirida recentemente e não é provida de cursos d´água, por isso, o fornecimento de água aos animais foi um dos problemas enfrentados pelos pecuaristas. Os produtores procuraram a Agraer, onde o técnico Wanilton Rogério Gonçalves, conhecido por “Rogérinho”, prontamente buscou uma alternativa para resolver o problema de dessedentação dos animais.


O gestor da Agraer sugeriu a abertura de um poço e a elevação da água até uma caixa d’água de 20.000 litros de capacidade, a qual passou a abastecer os bebedouros das quatro invernadas.

O agricultor investiu cerca de R$ 6.000,00 no sistema, com apenas duas placas fotovoltaicas. Os produtores investiram recursos próprios e ficaram muito satisfeitos com a solução desenvolvida com assessoria da Agraer.


“O técnico Rogérinho é um incansável Extensionista Rural que por muitos anos vem desenvolvendo um bom trabalho com os agricultores familiares do município, demonstrando sempre comprometimento na busca de soluções para a melhoria de produtividade e renda de nossos clientes”, comentou o diretor executivo da Agraer, Fernando Nascimento.


Texto: Fernando Nascimento/Diretor Executivo da Agraer (com informações do escritório da Agraer de Pedro Gomes)

Fotos: Escritório da Agraer de Pedro Gomes