Posts Sinterpa

Equipe da Agraer ministra Curso de “Boas Práticas de Higiene e Limpeza” no Assentamento Santa Mônica


Com objetivo de levar informações de boas práticas de higiene e limpeza aos moradores do Assentamento Santa Mônica-Fetagri, em Terenos, a equipe do escritório local de Campo Grande realizou uma oficina teórica e prática sobre a importância da adoção de boas práticas de higiene e limpeza na residência e na higiene pessoal, inclusive para a prevenção de doenças transmissíveis.


O curso aconteceu na última quarta-feira (23), dentro dos trabalhos desenvolvidos no Programa Produzir Brasil, viabilizado pela parceria entre a Anater e a Agraer. Programa este, que tem como propósito prestar assistência técnica aos agricultores dos assentamentos na busca de melhorias da qualidade de vida, em especial, com a geração de renda.


O evento foi realizado no lote 281, de propriedade da Selma Farias Domingos Gonçalves e Gilmar Gonçalves. Estiveram presentes seis participantes que poderão produzir e até comercializar o produto na comunidade. O curso foi coordenado pela extensionista social Maria Elielza Viana, com a participação das gestoras Aline Domingos e Jennifer Collante.


Sabão Líquido

Foram produzidos 16 litros de sabão líquido concentrado e, cada litro do sabão saiu por R$ R$ 2,68. Aquele volume produzido foi dividido entre os participantes do curso.


Os insumos utilizados foram: soda cáustica, óleo de soja usado, álcool e sabão em pó. Para melhoria do aspecto e do aroma, poderia ser adicionado corante ou aromatizante.

O sabão líquido concentrado quando for utilizado para lavagem de roupas de trabalho no campo, pode ser diluído, misturando-se 30% de água, isto é, para cada litro de sabão adiciona-se 300 ml de água. E, para limpeza geral de casa (banheiro, pisos) pode ser acrescentada até 70% de água (1 litro de sabão: 700 ml de água).


Observa-se que o sabão líquido concentrado tem um rendimento bastante interessante e, por conseguinte, um custo-benefício bastante atrativo, seja para consumo próprio ou para comercialização.


“A Agraer sempre ao lado dos agricultores familiares levando alternativas de redução de custos ou elevação da renda às famílias. A equipe está de parabéns pelo trabalho desenvolvido junto aos assentados. Essa parceria com a Anater foi muito oportuna e, certamente, já está gerando benefício”, comentou o diretor-presidente em exercício Fernando Nascimento.


Texto: Fernando Nascimento/Diretor Executivo da Agraer

Fotos: Divulgação