Posts Sinterpa

Equipe da Agraer realiza visita técnica em sítio no assentamento São Sebastião


A equipe da Agraer realizou uma visita técnica ao agricultor José Vivaldo, do Sítio Estrela da Guia, localizado no Assentamento São Sebastião, em Ivinhema. Além da assistência técnica dos servidores que atuam no município, a ação foi realizada com apoio logístico e gerencial da Agraer Regional de Nova Andradina e Semagro/Empaer Central e equipe da Agência do Banco do Brasil.


“Nós fizemos uma avaliação de infraestrutura da propriedade para fundamentação de viabilidade socioeconômica e ambiental para elaboração de projeto de custeio para 14 matrizes leiteiras da raça Girolando”, explicou o servidor da Agraer de Ivinhema, Arizoly Mendes.


O sítio Estrela da Guia dispõe de 14,4 hectares de pastagem, predominantemente de piatã, formado em dezembro de 2019, e com 1,5 hectares destinados para produção de frutas, como melancia, abacaxi, maracujá, mandioca amarelinha para mesa.

A propriedade tem disponibilidade de água potável para dessedentação de bovinos e irrigação por gotejamento para produção de frutíferas. O poço semi artesiano é devidamente cadastrado no sistema Imasul/Siriema.


As lavouras de maracujá e melancia foram plantadas com recursos próprios e comercializados através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em Ivinhema, e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Nova Andradina. Em dezembro de 2020, foram vendidas melancia, abóbora, mandioca e abacaxi, e comercializados 400 kg de polpa de abacaxi via PNAE.


Através de projeto elaborado pela Agraer e financiado pelo Banco do Brasil (Agência de Ivinhema) em 2015, José Vivaldo adquiriu um veículo utilitário, o que contribuiu para a viabilização de logística, como aquisição de insumos, transporte, distribuição e comercialização no sistema de produção da Unidade Agrícola Familiar. Graças à assistência da Agraer, o agricultor também já realizou a assinatura do projeto para financiamento de custeio para sete matrizes leiteiras.

Trajetória

José Vivaldo e a esposa Janete da Silva são agricultores familiares tradicionais. Eles se conheceram na infância, na Amandina, onde começaram a namorar. Vivaldo tinha 19 anos e Janete tinha 17 anos. A família dela tinha uma pequena farinheira, com produção de 06 sacos de 50 kg/dia, e ele trabalhava em engenho de cana de açúcar, em uma chácara de 8,5 hectares, onde juntamente com os pais e irmãos produziam rapadura e melado, produtos apreciados na região.


José Vivaldo e Janete se casaram em 1980, continuaram suas atividades agrícolas familiar, trabalhando e produzindo alimentos para consumo, comercialização, contribuindo para o abastecimento de mercados, feiras, pontos de vendas de Ivinhema e região. Mudaram para o Lote Estrela da Guia, onde residem e trabalham até hoje.


Atualmente, cerca de 100 famílias vivem no Assentamento São Sebastião, em Ivinhema.


Com informações da Agraer de Ivinhema

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes