Equipe da Agraer visita agroindústrias de panificados em assentamentos de Itaquiraí
Quatro agroindústrias de panificados em Itaquiraí receberam orientações técnicas da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) para aprimorar a produção. Os estabelecimentos estão localizados nos assentamentos Sul Bonito, Santo Antônio, Itaquiraí e Santa Rosa.
Além da venda direta ao consumidor, as agricultoras familiares também utilizam canais de comercialização de compras públicas, como PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).
Maria Tainara Carneiro, do setor de Agroindústrias e Compras Públicas da Agraer Central, fez parte da equipe que visitou os locais. Ela orientou os grupos sobre a elaboração de fichas técnicas de preparação, POPs (Procedimentos Operacionais Padrão) de boas práticas de higienização e fluxograma para evitar a contaminação cruzada.
Além disso, ela também sugeriu o aproveitamento de produtos colhidos nos assentamentos, como beterrabas, cenouras, abóboras, batata-doce e mandioca, para enriquecer os panificados, tornando-os mais ricos em fibras, vitaminas e minerais.
“Com a visita técnica, eu pude conhecer a estrutura das agroindústrias de panificados desses assentamentos e deixar vários ensinamentos sobre boas práticas de higiene, organização de receitas, diversificação da produção e fomento”, diz Maria Tainara.
A nutricionista da Agraer foi acompanhada pela médica veterinária Chaiana Schroeder, responsável pelas agroindústrias do Escritório Regional de Naviraí; pelo coordenador do escritório municipal de Itaquiraí, Adriano Alvino Schuffner; e pelas extensionistas Patrícia Simone e Márcia Marcato.
“É de extrema importância o Setor de Agroindústrias e Compras Públicas realizar essas visitas técnicas, pois trazem inovação tecnológica que contribui para o sucesso da atividade”, afirma Adriano.
Para as produtoras Bruna Andrade e Rosana Américo, as orientações recebidas serão de fundamental importância para aperfeiçoar a produção dos pães, bolos, biscoitos e salgados.
“Com a elaboração das fichas, fica mais fácil visualizar os custos e com os procedimentos padronizados, vamos evitar a contaminação dos nossos produtos e oferecer aos nossos clientes mais uma certeza da qualidade do que nós vendemos”, completam.
Texto: Ricardo Campos Jr./Comunicação da Agraer
Fotos: Divulgação Agraer
Yorumlar