top of page

Posts Sinterpa

Equipe da Agraer visita agroindústrias de panificados em assentamentos de Itaquiraí


Quatro agroindústrias de panificados em Itaquiraí receberam orientações técnicas da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) para aprimorar a produção. Os estabelecimentos estão localizados nos assentamentos Sul Bonito, Santo Antônio, Itaquiraí e Santa Rosa.


Além da venda direta ao consumidor, as agricultoras familiares também utilizam canais de comercialização de compras públicas, como PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).


Maria Tainara Carneiro, do setor de Agroindústrias e Compras Públicas da Agraer Central, fez parte da equipe que visitou os locais. Ela orientou os grupos sobre a elaboração de fichas técnicas de preparação, POPs (Procedimentos Operacionais Padrão) de boas práticas de higienização e fluxograma para evitar a contaminação cruzada.

Além disso, ela também sugeriu o aproveitamento de produtos colhidos nos assentamentos, como beterrabas, cenouras, abóboras, batata-doce e mandioca, para enriquecer os panificados, tornando-os mais ricos em fibras, vitaminas e minerais.


“Com a visita técnica, eu pude conhecer a estrutura das agroindústrias de panificados desses assentamentos e deixar vários ensinamentos sobre boas práticas de higiene, organização de receitas, diversificação da produção e fomento”, diz Maria Tainara.


A nutricionista da Agraer foi acompanhada pela médica veterinária Chaiana Schroeder, responsável pelas agroindústrias do Escritório Regional de Naviraí; pelo coordenador do escritório municipal de Itaquiraí, Adriano Alvino Schuffner; e pelas extensionistas Patrícia Simone e Márcia Marcato.

“É de extrema importância o Setor de Agroindústrias e Compras Públicas realizar essas visitas técnicas, pois trazem inovação tecnológica que contribui para o sucesso da atividade”, afirma Adriano.


Para as produtoras Bruna Andrade e Rosana Américo, as orientações recebidas serão de fundamental importância para aperfeiçoar a produção dos pães, bolos, biscoitos e salgados.


“Com a elaboração das fichas, fica mais fácil visualizar os custos e com os procedimentos padronizados, vamos evitar a contaminação dos nossos produtos e oferecer aos nossos clientes mais uma certeza da qualidade do que nós vendemos”, completam.

Texto: Ricardo Campos Jr./Comunicação da Agraer

Fotos: Divulgação Agraer

Yorumlar


bottom of page