Posts Sinterpa

Equipes da Agraer participam de ações da campanha Agosto Lilás em Itaquiraí e Taquarussu


O projeto “Mãos que fazem acontecer” retomou suas atividades neste mês de agosto, após a paralização devido a pandemia. Segundo a assistente social da Agraer, Mayara A. F. Bardelli, estão sendo realizadas oficinas presencias de artesanato com materiais reciclados, no P.A. Bela Manhã, através da parceria entre a Agraer e a Prefeitura de Municipal de Taquarussu.


Como parte das atividades, aconteceu uma conscientização, através da Campanha Agosto Lilás. O delegado da Polícia Civil, Caio Leonardo, ministrou uma palestra sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.


O delegado abordou ainda os tipos de violência como: física, psicológica, sexual, moral e patrimonial. O evento foi organizado pelo CREAS do município juntamente com a equipe da Agraer.


As autoridades presentes reafirmaram a importância da temática, entre elas estavam o Coordenador Regional da Agraer, Sandro Polloni, o Prefeito Clóvis José do Nascimento, a primeira dama Marilza, o vice-prefeito Edson, o Secretário de Agricultura Genivaldo Medeiros dos Santos, o Comandante da Polícia Militar Marcos Vinicius e os representantes do Sicredi, Guilherme e Lucas.

O representante do Sicredi, Guilherme, ressaltou que em breve haverá uma agência no município para melhor atender a comunidade e que a entidade apoia este projeto na aquisição dos materiais que são direcionados à Associação dos Agricultores Familiares do Projeto de Assentamento Bela Manhã.


A Agraer e a Prefeitura Municipal de Taquarussu vêm atuando juntos em várias frentes de trabalho. Segundo o agrônomo da Agraer, Johnny M. Marques, recentemente no P.A. Bela Manhã, um grupo de 25 mulheres tiveram acesso ao Crédito Fomento Mulher. Nesse caso, a parceria entre o Incra, Agraer e a Prefeitura Municipal fez mais uma vez a diferença na vida destas agricultoras familiares.


O recurso tem o objetivo de incentivar as atividades nas pequenas propriedades, contando também com a assistência técnica da Agraer e acompanhamento da prefeitura por meio da Secretária Municipal de Agricultura e Pecuária. O valor de R$ 5 mil reais, com carência de 12 meses e rebate de 80%, será investido em gado, para aumentar a quantidade de leite, criação de pequenos animais e cultivo de frutas.


Itaquiraí

Com o objetivo de sensibilizar a sociedade e propagar a conscientização acerca da violência contra a mulher, a campanha Agosto Lilás está sendo realizada em Itaquiraí, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres de Itaquiraí, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretária de Assistência Social, CREAS e CRAS.

A Agraer de Itaquiraí não poderia deixar de ser parceira na luta contra a violência doméstica. “Muito importante a participação da Agraer na campanha, pois atendemos um número muito grande de mulheres. É de suma importância um trabalho de conscientização, pois os dados com relação a violência doméstica são alarmantes”, disse a servidora da Agraer Márcia Inês Marcato.


Além de conscientizar a população sobre a importância de denunciar as agressões, há divulgação dos telefones de denúncia e formas de atendimento as vítimas de violência.


Com informações e fotos do Escritório da Agraer de Itaquiraí e Agraer de Taquarussu