Posts Sinterpa

Evento promove diálogo sobre melhoria da alimentação da população brasileira


Nos dias 6 e 8 de dezembro, das 14h às 17h, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) promove o Diálogo Nacional do Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras (FLV). O evento tem como objetivo impulsionar a agenda de promoção da alimentação adequada e saudável, por meio do debate e fomento da produção, disponibilidade, acesso e consumo de frutas, legumes e verduras.


A participação é gratuita e o webinário será transmitido online. Inscrições em: https://dialogosflv.com.br/.


Além de falas sobre sistemas alimentares, o encontro convida especialistas para discutir os desafios e a superação de obstáculos para melhoria da alimentação da população brasileira, incluindo a produção e consumo de FLV. Durante o evento, serão lançados documentos de referência, incluindo um relatório sobre os encontros regionais, elaborado pelo Centro de Excelência do WFP e parceiros do projeto Nutrir o Futuro.


Essa é uma agenda intersetorial organizada pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição e do Instituto Nacional do Câncer, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e do Centro de Excelência Contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP).


A iniciativa também conta com a parceria e apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Ministério da Cidadania e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.


Ameaça do sobrepeso

Atualmente, uma em cada três pessoas está com sobrepeso ou obesidade e uma em cada nove pessoas passa fome no mundo. Com a pandemia da COVID-19, esses números tendem a aumentar. Esses problemas causam várias doenças, com consequências sociais e econômicas para as famílias, comunidades e governos.


Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 1 em cada 3 crianças com idade entre 5 e 9 anos está acima do peso no Brasil. As notificações do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional de 2019 revelam que 16,33% das crianças brasileiras entre cinco e dez anos estão com sobrepeso; 9,38% com obesidade; e 5,22% com obesidade grave. Em relação aos adolescentes, 18% apresentam sobrepeso; 9,53% são obesos; e 3,98% têm obesidade grave.


Fonte: Nações Unidas Brasil

Foto: SvenHilker/Pixabay