Posts Sinterpa

Extensionistas da Agraer de Ivinhema apoiam produtor no cultivo de repolho


Com o propósito de desenvolver com sucesso o plantio de repolho em Ivinhema, o casal João Vanderlei Gazola e Maria Aparecida da silva, juntamente com seu sobrinho, Marcos Vinício Gazola, iniciou o cultivo de sua primeira safra de repolho. A família Gazola, que cultiva alface, quiabo, abobora, couve, cebolinha, entre outras hortaliças, resolveu inovar com o plantio de repolho.


Sabendo das dificuldades para produzir este tipo de hortaliças, Vanderlei procurou o escritório da Agraer de Ivinhema, para receber instruções de cultivo e controle fitossanitários. Dona Maria afirma que ficou preocupada quando o esposo disse que iria cultivar repolho: “vai perder tudo” pensou ela. Agora já afirma que o sucesso da primeira safra, deixou todos mais confiantes e pretendem adicionar mais essa hortaliça no sistema de produção familiar.

Os extensionistas da Agraer, Valdeci Sebastião da Silva e Teonília Pereira da Silva, sempre apoiaram a família na produção de hortaliças e os técnicos afirmam que a hortaliça é de cultivo relativamente simples. No entanto, para o sucesso da cultura, o agricultor tem que ficar atento à nutrição, irrigação e principalmente a uma praga denominada de traça das crucíferas. Caso não seja dada a devida atenção à praga, os outros cuidados não garantem o final feliz no cultivo do repolho.


O casal Vanderlei e Maria, juntamente com seu sobrinho, se diz muito satisfeito com o apoio da Agraer e espera contar sempre com a equipe técnica. Por outro lado, Valdeci da Agraer, como é chamado, afirma que o apoio inicial, com orientações técnicas adequadas, garante o sucesso e deixa os agricultores seguros para seguirem com o desenvolvimento de qualquer cultura.


Texto e fotos: Escritório da Agraer de Ivinhema

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes