Técnicos extensionistas passam por capacitação em horticultura
Nos dias 28 e 29 de agosto, cerca de 60 técnicos extensionistas rurais participaram do 1° Seminário de Capacitação Técnica em Horticultura, que foi realizado na sede do Sinterpa. A realização do curso foi da Agraer. A iniciativa visou equipar os profissionais com as ferramentas necessárias para oferecer um atendimento mais qualificado aos produtores rurais, visando aumentar a produtividade e a qualidade das hortaliças.
A programação do seminário abordou temas como o mercado de hortaliças em Mato Grosso do Sul, destacando as oportunidades de comercialização e os tipos de produtos mais demandados. Além disso, foram apresentadas práticas sustentáveis de produção e técnicas de manejo integrado de pragas, que visam reduzir o uso de agrotóxicos e garantir a segurança alimentar.
De acordo com Valdecir Batista Alves, coordenador do Escritório Regional de Campo Grande da Agraer, a iniciativa surgiu da demanda dos próprios extensionistas por uma atualização em suas áreas de atuação.
“A equipe técnica sentiu necessidade de aprofundar os conhecimentos em hortaliças, mas especificamente no manejo de pragas, como a gente trabalha na prevenção e no uso de várias técnicas para esse manejo”, disse o coordenador.
O pesquisador da Embrapa Hortaliças, Dr. Alexandre de Moura, um dos palestrantes do evento, destacou a importância do manejo integrado de pragas para a produção de hortaliças de qualidade. “Falei sobre o manejo integrado de pragas em hortaliças, abordando várias culturas e vários elementos que compõem esse manejo, com o objetivo de fornecer aos participantes ferramentas para implementar essas práticas. Eu espero que todos possam sair daqui com várias informações bastante preciosas”, comentou o pesquisador.
O engenheiro agrônomo da Agraer em Ponta Porã, João Alfredo, ressaltou que levará os conhecimentos adquiridos no seminário para os produtores da região sul do estado.. “Estamos aqui nessa capacitação na procura de agregar conhecimentos, para que possamos repassar aos nossos produtores a campo. Então, buscamos sempre novas tecnologias, novas informações para aprimorar o nosso trabalho e, consequentemente, a produção dos agricultores", destacou.
Comments