top of page

Posts Sinterpa

Extensionistas rurais da Agraer de Ivinhema realizam aula prática sobre enxertia


Alunos do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) campus Naviraí, da turma do 5° período da Agronomia, participaram de uma aula prática sobre propagação vegetativa de plantas com o casal de extensionistas rurais Valdeci Sebastião e Teonília Pereira do escritório da Agraer em Ivinhema.


Os acadêmicos aprenderam técnicas de enxertia pelo método de borbulhas em T invertido, garfagem de fenda cheia, inglês simples, borbulha de placa ou escudo, clonagem de plantas e alporque. As aulas foram acompanhadas pelo professor da turma, Daniel Zimmermann Mesquita.


Segundo ele, a disciplina de propagação de plantas é fundamental para a formação do engenheiro agrônomo, pois é a base para que eles possam trabalhar com fruticultura, olericultura e floricultura no futuro. “A partir dos conhecimentos básicos das técnicas da enxertia, estaquia e alporque, o estudante poderá trabalhar e se especializar futuramente em diversos setores, como viveiros e agencia de extensão rural”, afirmou.

O extensionista Valdeci destacou que o treinamento visa a capacitação e preparação de uma mão-de-obra qualificada, capaz de desempenhar um papel importante no desenvolvimento da fruticultura no Estado de Mato Grosso do Sul e Brasil. “Essa é uma área que precisa ser mais desenvolvida pois tem enorme potencial principalmente aqui no estado”.


Para o coordenador regional da Agraer, Sandro Polloni, o fortalecimento da parceria com o Instituto Federal de Naviraí vai contribuir ainda mais com o desenvolvimento da fruticultura e da olericultura na região.


O evento contou com a colaboração da Secretaria de Agricultura de Ivinhema. O técnico Valmir Cruz, representando a secretaria, ressaltou que a parceria com Agraer tem proporcionado eventos muito importantes como esse, capazes de fortalecer o desenvolvimento do setor da fruticultura.


Texto: Fládima Christofari/Ascom Agraer com informações do escritório em Ivinhema

Fotos: Valdeci Sebastião/Escritório da Agraer em Ivinhema

Comments


bottom of page