top of page

Posts Sinterpa

Extensionistas rurais recebem capacitação sobre questões ambientais


Técnicos dos escritórios da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) estão recebendo capacitação sobre leis, procedimentos e práticas ligadas a questões ambientais. O objetivo é atualizar os servidores para atender os agricultores familiares nesse tipo de demanda.


Os encontros são realizados nas unidades regionais. Pelo menos um representante das cidades daquela área de abrangência participa.


Temáticas

De acordo com Leda Perdomo, do Setor Ambiental da Gerência de Desenvolvimento Agrário (GDA), o primeiro item do conteúdo programático é sobre cadastros de poços e águas superficiais. O conteúdo é ministrado por técnicos do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).


“Quando um agricultor familiar solicita um financiamento, por exemplo, dependendo da finalidade, como criação de animais e produção, é preciso que haja esse cadastro. Pode ser um córrego ou até mesmo um poço”, explica Leda.

Além desse tema, os extensionistas também são atualizados com relação às leis ambientais e a análise dinamizada do CAR (Cadastro Ambiental Rural), esta última ministrada pela GRF (Gerência de Regularização Fundiária) da Agraer.


O chefe do setor, Jadir Bocato, orientou os técnicos sobre as novidades na ferramenta, que desde o fim de 2022 passou a ser semiautomática graças a um programa de computador desenvolvido pelo SFB (Sistema Florestal Brasileiro).


A análise e validação das inscrições é um dos grandes gargalos na gestão ambiental. Em Mato Grosso do Sul existem 80 mil cadastros ativos. Antes da ferramenta, apenas 363 haviam sido concluídos. Quando o novo sistema entrou em operação, alguns meses foram suficientes para que 58 mil fossem completados, ou seja, 72% do total.

O CAR é importante por reunir informações essenciais no monitoramento e combate ao desmatamento.


Já receberam o curso as regionais Anastácio, com participação de 24 pessoas; Campo Grande, com 25 presentes; Dourados com 22 e Ponta Porã com 15 participantes.


Texto: Ricardo Campos Jr./ Assessoria de Comunicação da Agraer

Fotos: Escritórios da Agraer que receberam o curso

Comments


bottom of page