Federação discute financiamento para Extensão Rural Pública
Os coordenadores da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do setor Público Agrícola do Brasil (Faser), Jose Claudio e Marines Bock, estiveram em Brasília para uma agenda de reuniões com lideranças e diretores em prol do fortalecimento da Ater Pública, durante os dias 16 a 18 de maio.
A presidenta Heloiza Gavião e os diretores Jose Nilton e Renato de Carvalho da Associação dos Servidores da Emater do Distrito Federal (Asser/DF) deram apoio a Faser durante esses três dias de intensa agenda.
Nas reuniões com os deputados e diversos órgãos do Governo Federal, o objetivo foi estabelecer um diálogo a fim de buscar uma maior valorização e financiamento da Assistência Técnica e Extensão Rural Pública, além de buscar espaço para a Faser dentro das instâncias decisórias do Governo.
Entre os temas debatidos estão: o déficit em relação aos investimentos nos últimos anos no âmbito da Ater; a defesa da Ater Pública oficial; projetos de lei que podem representar formas de financiamento da Extensão Rural Pública; importância do serviço de Extensão Rural para ajudar a minimizar os efeitos das mudanças climáticas.
Também foi realizado um grande debate sobre a situação de Extensão Rural Pública na atual conjuntura, abordando pontos como a importância do financiamento da Ater Pública pela Anater, e quais as formas de promover mais visibilidade para a Ater pública e também o aporte orçamentário.
Com informações da Faser
Foto Capa: Renato Alves/Agência Brasília
Comments