Posts Sinterpa

Feira Agroecológica da UFMS tem novo horário de funcionamento


Para atender um público mais amplo e fugir das altas temperaturas que acometem a cidade desde as últimas semanas, a Feira Agroecológica da UFMS passou a funcionar em novo horário, das 16h30 às 21h, todas as sextas-feiras.


A atividade segue sendo realizada no Autocine, mas em novo formato, com um palco para apresentações culturais além da comercialização de produtos. São 32 expositores de hortaliças, artesanatos e alimentos processados ou minimamente processados.


Segundo a coordenadora do projeto, Mirian Coura Aveiro, “o novo horário vai permitir a participação da classe trabalhadora, que não tinha acesso a participação no horário matinal que era a feirinha anteriormente, então nesse período a gente acredita que vamos atender a essa nova modalidade de clientes e teremos também o frescor da noite, que oportuniza uma tranquilidade maior para os nossos consumidores que após o trabalho podem ir para lá e fazerem as suas compras semanais”, afirma.


O objetivo é que as apresentações culturais sejam atração permanente em todas as feiras. Podem se apresentar músicos amadores, poetas, atores, etc, e em breve será divulgada uma agenda cultural do projeto. Também estão previstas a promoção de oficinas de temas diversos, como por exemplo, cultivo de hortas e kokedamas.


“Eu acho que vai ser muito bom, porque todo mundo fica pedindo para ser à noite, porque todo mundo trabalha [pela manhã], então a expectativa é boa”, diz a feirante Eva da Silva Andrade, que comercializa frutas, verduras, legumes, pães e doces há 12 anos.


O produtor rural Anderson Gil Marques comercializa ovos caipiras na Feira Agroecológica e concorda com Eva quanto ao novo horário de funcionamento. “A mudança de horário eu acho que vai beneficiar a todos, a quem expõe até o consumidor. Como a feirinha voltou depois de um tempo desativada, a gente tentou retomar o ritmo de quando ela funcionava, quando a UFMS estava normal antes da pandemia, agora houve a necessidade de mudança pelo fato de ser no horário de trabalho de muitos e o clima muito quente, e a expectativa de todos é a feirinha se tornar um ponto quase que obrigatório aos moradores da região com a facilidade de acesso e com os produtos sempre frescos”, comenta.


O Autocine fica na Cidade Universitária, próximo ao Estádio Universitário Pedro Pedrossian, o Morenão. A entrada é gratuita e aberta a todos. É necessário seguir os protocolos de biossegurança, como uso obrigatório de máscara facial.


Texto: Leticia Bueno/Assessoria de Comunicação UFMS

Foto: Leandro Benites