Posts Sinterpa

Feira Municipal da Agricultura Familiar em Nova Alvorada do Sul é reativada


A feira da agricultura familiar foi reativada nas dependências do Parque Nelson Tereré, em Nova Alvorada do Sul. O local é um importante espaço de comercialização dos agricultores dos assentamentos do município.


A feira é denominada “Antenor Ferreira Maciel” em homenagem ao grande incentivador e ex-Presidente da Associação. A filha do Sr. Antenor, Adriana Ferreira, esteve presente na inauguração representando a família.


A solenidade teve ainda a participação do Prefeito José Paulo Paleari, a Secretária de Meio Ambiente Elisméia, vereadores da cidade e o Coordenador do escritório local da Agraer, João Marcelo.


Espaço de Comercialização

Esse ponto de comercialização para a agricultura familiar é muito importante, pois além de comercializar sua própria produção, o feirante oriundo dos assentamentos e núcleos rurais podem levar produtos de seus vizinhos e parceiros. Esses produtos geralmente chegam a um preço mais em conta para a população, pois vêm direto do produtor, além de serem mais frescos e com menos horas em cima de caminhões, ou seja, de melhor qualidade.


O espaço é fechado, com área para estacionamento próximo, bem localizada e conta com cerca de 20 barracas diversificadas, com produtos dos assentamentos (Bebedouro, Três Corações, Sucesso e Santa Luzia) e produtores tradicionais.


Com essa iniciativa, a Prefeitura Municipal contribui para diminuir um problema do pequeno produtor, isto é, a comercialização de sua produção, especialmente quando dispõem de quantidades pequenos do produto. Aqueles que chegarem a uma escala maior de produção poderão utilizar o espaço no Centro de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf/Agraer), disponível para agricultores familiares, localizado na Ceasa, em Campo Grande.


A secretária Elisméia informa que está em estudo a criação de uma feira no núcleo urbano do Assentamento Pana, que também beneficiaria o PAN.


“A parceria entre a Secretaria Municipal e a Agraer só traz benefícios aos agricultores familiares locais e à população, que terá acesso a produtos de qualidade e com preços competitivos, porque vêm direto do produtor”, comenta o diretor-presidente da Agraer, André Nogueira.


Texto: Fernando Nascimento/Diretor Executivo da Agraer

Foto: Divulgação

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes