Posts Sinterpa

Inscrições prorrogadas para seleção de expositores para drive-thru do projeto Mercado Escola


Até 12 de maio, produtores e expositores podem se inscrever em processo seletivo para espaço de exposição de produtos agroecológicos, orgânicos e de economia criativa no modelo drive-thru na Cidade Universitária. As inscrições devem ser feitas aqui.


“Com a suspensão das atividades presenciais do Projeto Semente: Feira Agroecológica e Economia Criativa da UFMS na Cidade Universitária, tivemos que pensar em soluções para dar suporte aos expositores durante a pandemia. Em um primeiro momento tivemos o delivery, por seis meses, conseguindo atender 20 famílias por semana. Agora nossa proposta é vender os produtos no sistema drive-thru, aproveitando o espaço do Autocine, conseguindo manter o atendimento aos produtores, que necessitam do apoio da UFMS, e aos consumidores que buscam pelos produtos”, ressalta a coordenadora da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da UFMS Mirian Aveiro.


O drive-thru deve funcionar às sextas-feiras, entre 7h e 12h, com início previsto para o final do mês de maio. “Este novo formato também irá possibilitar que observemos todas as medidas de biossegurança”, explica Mirian.


“A participação de novos expositores está aberta para que tenhamos uma diversidade maior de oferta para os clientes”, diz a coordenadora. São 35 vagas para 2021, sendo 80% destinadas aos que já participam de projetos da mesma natureza na UFMS e 20% para ampla concorrência. Há vagas para as modalidades de artesanato, alimentação, plantas não convencionais, ervas medicinais e recicláveis e horticultura agroecológica.


Os expositores novos que se candidatarem às vagas devem observar alguns critérios como: oferecer produtos oriundos da agricultura familiar, no setor de horticultura; utilizar na composição, quando disponível, itens da agricultura familiar, no setor de alimentação; no setor de artesanato, priorizar a reutilização de materiais, ter matéria-prima de base sustentável e ser de própria autoria, além de ser autor da produção exposta ou representante coletivo (caso de associações e cooperativas) e ter disponibilidade de participação semanal na exposição e nos eventos promovidos pela ITCP da UFMS.


“Uma comissão irá avaliar as propostas e verificar se os produtos atendem aos critérios. Acreditamos que será uma ótima oportunidade aos novos produtores de participarem deste projeto que é muito especial”, enfatiza Mirian. Os expositores que participam pela primeira vez do projeto devem atentar ao fato de não poderem comercializar produtores de terceiros. “É preciso ser autor da produção exposta”, diz Mirian.


Esta ação integra o projeto de extensão Mercado Escola: ciência e tecnologia no fortalecimento da agricultura familiar em tempos de pandemia. “O Mercado Escola é um programa institucional da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece) que visa o atendimento dos pequenos produtores de Campo Grande e região e também uma circulação de produtos e conhecimentos em âmbito estadual. Em breve pretendemos inaugurar o prédio do Mercado que irá servir para o escoamento desta produção e potencialização deste grande projeto”, destaca o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte Marcelo Fernandes.


Saiba mais

Para mais informações acesse o site proece.ufms.br. O edital de retificação pode ser conferido aqui. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail itcp@ufms.br.

Texto: Vanessa Amin/Assessoria de Comunicação UFMS

Foto capa: Pasja 1000/Pixabay

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes