Posts Sinterpa

Ministério da Cidadania inicia pesquisa sobre as ações de segurança alimentar e nutricional


A Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva (SEISP) do Ministério da Cidadania disponibilizou o Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional 2022 (MapaSAN). A pesquisa é destinada à coleta de informações dos municípios brasileiros sobre as ações de segurança alimentar e nutricional. Para isso, os cadastros devem ser realizados a partir de formulários digitais até o dia 2 de julho.


“Estamos trabalhando para aumentar a divulgação da Pesquisa MapaSAN 2022 e ampliar a adesão junto aos municípios. Na última edição, em 2018, houve participação de 2.319 municípios. A meta deste ano é superar os resultados alcançados nos anos anteriores, visando a participação de mais de 3.300 municípios”, afirma o diretor do Departamento de Estruturação de Equipamentos Públicos, Luis Romaguera.


Esta é a quarta edição da pesquisa, iniciada em 2014 e realizada em parceria com a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI). O MapaSAN tem o objetivo de colher dados dos municípios sobre as estruturas e componentes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), além de contribuir para a qualificação da gestão da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, nas esferas federal, estadual e municipal.


“A aplicação do questionário permite um diagnóstico fidedigno da estrutura de segurança alimentar e nutricional dos municípios brasileiros, proporcionando a elaboração de políticas públicas que sejam exequíveis e efetivas de acordo com a realidade das diferentes regiões do país”, destaca o diretor.


A adesão dos municípios ao MapaSAN é voluntária, mas a participação contribui significativamente para que os órgãos governamentais e organizações da sociedade civil atuem na formulação de programas e ações que visem à garantia do direito humano à alimentação adequada em todo o território nacional.


Nesta edição, o MapaSAN está organizado em três eixos temáticos: Sistema de segurança alimentar e nutricional no âmbito municipal; política de segurança alimentar e nutricional; e equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional.


Durante a pesquisa, há ainda um canal para mais informações pelo e-mail mapasan@cidadania.gov.br, pelos telefones (61) 2030-1051/1129/2066 ou pelo Whatsapp (61) 2030-2066.


Texto: Assessoria de Comunicação/Ministério da Cidadania

Foto: Pixabay/Rupprich