Núcleos promovem saúde e bem-estar dos servidores da Agraer
Em um mundo cada vez mais exigente, investir na saúde dos trabalhadores é fundamental para garantir uma força de trabalho mais saudável e produtiva. Na Agraer, desde 2012, foi criado o Núcleo de Assistência à Saúde do Servidor - NAS, que é subordinado ao Setor de Recursos Humanos, e tem o intuito de oferecer aos servidores um atendimento individualizado e especializado no que se refere à assistência e à saúde.
Com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar dos servidores, este núcleo trabalha em parceria com o Núcleo de Capacitação - NUCAP, desenvolvendo ações de prevenção, proteção e promoção da saúde.
“A promoção e proteção da saúde do trabalhador é bastante válida dentro da nossa instituição. O NAS e NUCAP, com apoio dos dirigentes do órgão, vem ao longo dos anos desenvolvendo projetos e ações na área da capacitação profissional e saúde preventiva, com a finalidade garantir o crescimento profissional e zelar pela integridade física e mental dos nossos servidores”, disse Rosemeire Gomes Travasso, assistente social e responsável pelo NAS.
Todas as ações desenvolvidas têm como objetivo a busca da redução de fatores, como o absenteísmo, e a melhorias da valorização dos servidores, melhoria do clima organizacional, diminuição de acidentes de trabalho, um ambiente de trabalho saudável e livre de pressões desnecessárias e, ainda, preservar a integridade física e mental dos servidores.
“Trabalhar a prevenção, para nós do NAS/NUCAP, é e sempre foi muito importante dentro de uma instituição, independentemente de metas e reconhecimento, sempre foi um ideal de vida, princípios éticos e profissionais, além de visão estratégica de como entendemos a saúde do trabalhador como um todo”, comentou Sônia Maria Lidone Moreira, pedagoga, especialista em Gestão de Pessoas e responsável pelo NUCAP.
Equipe
O NAS está sob a responsabilidade de uma profissional assistente social. Já o NUCAP é composto por profissional pedagoga e duas estagiárias - uma de pedagogia e outra de psicologia
“Assim, os núcleos juntos formam uma equipe de multiprofissionais, preparadas dentro de suas formações e atribuições para atender os servidores e desenvolver práticas nas áreas de formação profissional, saúde e social no âmbito da instituição. E o retorno tem sempre um saldo positivo por parte dos servidores em nossas avaliações. Os servidores são sempre receptivos e participativos com as ações e projetos desenvolvidos pelos núcleos”, destacou a assistente social Rosemeire.
Saúde Mental
As profissionais dos núcleos entendem que uma equipe saudável vai além daquela que apresenta sintomas e enfermidades, abrange também servidores mentalmente saudáveis. A preocupação com a saúde mental dos trabalhadores tem se intensificado significativamente nos últimos anos, tornando-se um tema central nas discussões sobre o mundo do trabalho.
“Para nós o melhor material que temos é o “humano”, é muito importante manter um ambiente de trabalho saudável, isso gera servidores motivados, gera produtividade, trabalho de qualidade e, consequentemente, melhora da satisfação do público que a instituição atende”, ressaltou a pedagoga Sônia.
Projetos
Neste ano de 2024, os núcleos já desenvolveram diversas ações, como os dias dos pais e das mães, rodas de conversas, campanhas de vacinação e do agasalho, que fazem parte dos seguintes projetos em andamento:
Projeto Meses temáticos – O projeto visa desenvolver ações dedicadas a diferentes campanhas visando a conscientização e prevenção de doenças, ou a outros temas de relevância nacional ou estadual, a exemplo do “Setembro Amarelo”, “Outubro Rosa” e a “Semana do Servidor Público”.
Projeto Roda de conversas – O projeto visa trabalhar temas que vão contribuir para o desenvolvimento permanente do clima de satisfação no ambiente de trabalho, tornando-o inspirador, buscando prevenção e qualidade de vida e melhoria na saúde mental do servidor.
São trabalhados temas demandados pelos próprios servidores através de pesquisa realizada pelos núcleos: 1. descubra seu potencial; 2. autoconhecimento; autocuidado e respeito por si mesmo, desenvolvendo a consciência social; 3. O poder da autoconsciência e da empatia, transformando desafios em oportunidades; 4. psicologia-comunicação assertiva, inteligência emocional, entre outros.
Por: Comunicação do Sinterpa - Com informações do NAS/NUCAP
Comments