top of page

Posts Sinterpa

Oficina sobre Enxertia amplia o conhecimento sobre o cultivo de mudas frutíferas e ornamentais


A enxertia em mudas frutíferas foi o tema trabalhado pelo casal de extensionistas Teonilia Pereira da Silva e Valdeci Sebastião da Silva da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), de Ivinhema, na quarta edição da Tecnofam - realizada entre os dias 13 e 15 de setembro, em Dourados.


O objetivo da oficina, ministrada nos três dias da Tecnofam, foi ensinar uma tecnologia simples para produção de mudas de frutas como laranja, limão, ponkan, manga e jabuticaba e de plantas ornamentais, como a Rosa do Deserto, além de dicas que favorecem a polinização, a adubação e os cuidados nutricionais que essas plantas necessitam.


“Nós realizamos essa oficina para propagar o nosso conhecimento para estudantes, produtores rurais e demais profissionais que visitam a feira. Queremos contribuir para que Mato Grosso do Sul aumente o plantio de árvores frutíferas e para que as pessoas possam ter frutas frescas nos quintais de suas casas”, afirmou o técnico agropecuário Valdeci.

Os principais métodos ensinados foram o inglês simples, a borbulhia e o enxerto de mesa (utilizado exclusivamente para a uva).


Os extensionistas destacaram que é necessário estar atento ao período do ano para realizar as técnicas, as estações indicadas para a enxertia de mudas frutíferas e ornamentais são a primavera e o verão. Já o plantio da uva deve ser feito nos meses de junho e julho, de acordo com os especialistas.

Valdeci recomenda iniciar a produção com a compra de mudas frutíferas em viveiros que possuem certificação fitossanitária, pois “tendo um material sadio e de qualidade você pode fazer o enxerto e multiplicar as plantas dentro da sua propriedade”. Outra possibilidade é tornar o plantio comercial, “qualquer pessoa que passou por esse treinamento é capaz de fazer isso”, ratificou o técnico.


É possível ainda solicitar apoio dos extensionistas rurais antes de iniciar um pomar ou realizar o plantio de flores por meio do telefone ou email da Agraer de Ivinhema: (67) 3442-1445 e ivinhema@agraer.ms.gov.br.


Texto e fotos: Fládima Christofari/Assessoria de Comunicação da Agraer

Comments


bottom of page