top of page

Posts Sinterpa

Pesquisador do Cepaer ministra curso sobre a cultura da banana para indígenas da aldeia Limão Verde


Em ação conjunta, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Aquidauana – por iniciativa do deputado estadual Renato Câmara e do vereador Sargento Cruz - promoveram, no dia 15 de setembro, a primeira etapa do curso “Cultura da Banana” para 20 indígenas da Aldeia Limão Verde, em Aquidauana-MS.


O curso foi ministrado pelo pesquisador do Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer (Cepaer) Tércio Fehlauer, doutor em desenvolvimento rural e etnodesenvolvimento. Na aula, o especialista apresentou a realidade do mercado da banana em Mato Grosso do Sul.


“Aproximadamente 90% da banana consumida vem de outros estados. Nós podemos enfrentar esse desafio de produzir banana ocupando essa oportunidade de renda para o agricultor familiar e como uma possibilidade econômica atrativa de diversificação para o estado”, afirmou Tércio.


Além de apontar essa oportunidade para os produtores, o pesquisador falou sobre o plantio, o preparo da muda, os tratamentos fitossanitários, a adubação, a correção e o manejo das plantas. “São vários aspectos que em conjunto nos colocam em condição de comercializar a banana no estado”, explicou.

O técnico orientou os produtores sobre os melhores lugares para cultivar banana, como contornar as limitações, a escolha das variedades, os tipos e a qualidade das mudas, o preparo de solo, adubação, correção, controle de pragas evitando agrotóxicos, condições básicas de saúde da planta, plantios consorciados, entre outros assuntos.


“É necessário estabelecer um programa de produção de muda organizado e planejado para que os produtores tenham acesso a mudas de qualidade”, finalizou.


A próxima etapa do curso será de atividades práticas de preparo das mudas, dos berços, de plantio e de manejo da cultura em uma área de um agricultor interessado. A atividade será realizada no dia 27 de outubro.


Texto: Fládima Christofari/Assessoria de Comunicação da Agraer

Fotos: Tércio Fehlauer/Agraer

bottom of page