top of page

Posts Sinterpa

Pesquisadores promovem capacitação sobre cultivo da guavira, fruto símbolo de MS


Os pesquisadores do Centro de Pesquisa e Capacitação (Cepaer) da Agraer, os engenheiros agrônomos Ana Cristina Ajalla e Edimilson Volpe, ministraram um curso sobre produção de mudas e cultivo da guavira, no Sindicato do Produtor Rural de Camapuã, no dia 25 de outubro.


A capacitação, que teve a presença de 27 participantes, contou com palestras e oficinas práticas. Entre os temas abordados estavam procedimentos e informações técnicas para a produção de mudas a partir de sementes e o cultivo da guavira, resultados das pesquisas realizadas pelo Cepaer em relação à produtividade, levantamento de pragas e doenças, as possibilidades de propagação vegetativa e a seleção de mudas. Também foi apresentado o projeto do Cepaer de Sistema Integrado de Guavira e Baru.


“Tivemos uma boa participação dos produtores, inclusive a criação de um grupo de interessados no resgate cultural da guavira, que vai fazer uma coleta no campo da guavira para fazer mudas e distribuir entre os vizinhos, para assim, disseminar a cultura de colheita e consumo de guavira no município”, explicou a pesquisadora do Cepaer e engenheira agrônoma, Ana Ajalla.


Pesquisa

O Cepaer realiza há mais de dez anos pesquisa sobre o cultivo da guavira, sendo pioneira no tema em Mato Grosso do Sul. A área experimental no local ocupa meio hectare e tem em torno de três mil plantas usadas para estudos, para a produção de mudas e também para atividades educativas.

A guavira (Campomanesia spp), planta nativa do Estado e típica do Cerrado, é fruto símbolo de Mato Grosso do Sul, por meio da Lei nº 5.082.


De acordo com a pesquisadora Ana Ajalla Volpe, a guavira é uma espécie que faz parte da história do Mato Grosso do Sul e deve ser preservada. “O nome guavira só se usa em MS, ela é uma árvore frutífera de baixo investimento e que se adapta bem às condições de solo e do clima local”, destacou.


Assista ao vídeo da pesquisadora Ana Cristina que ensina a extrair as sementes para produção de mudas de Guavira:

Fotos: Ana Ajalla/Fládima Christofari/Dunga/Agraer

Comments


bottom of page