Posts Sinterpa

Pomar doméstico será utilizado como forma de resistência ao Covid-19 em Ivinhema


A ciência aponta que a imunidade das pessoas é uma arma importante contra infecções do organismo humano, pensando nisso, um projeto está sendo desenvolvido no município de Ivinhema, cujo objetivo é a revitalização de Pomares Domésticos no Meio Rural, tendo como propósito manter e melhorar a imunidade das famílias rurais, pelo consumo de vitaminas C e A, entre outros nutrientes.


O projeto está sendo desenvolvido pela equipe da Agraer de Ivinhema, em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Iagro, Escola Agrícola e Associações de produtores familiares, tendo como meta, atender 100 famílias de agricultores rurais em um período de quatro anos.


O projeto encontra-se na fase de cadastramento e prevê o acompanhamento técnico e gerencial na implantação dos pomares domésticos, que prevê a formação de grupos de compras de mudas de qualidade, cursos de propagação de mudas frutíferas como práticas de enxertias, clonagem de plantas, realização de visitas técnicas nas propriedades rurais. Tudo isso logicamente tomando-se os devidos cuidados e seguindo as medidas preconizadas para se evitar a propagação da covid-19.


As espécies indicadas como geradora de imunidade são banana, manga, acerola, graviola, abacaxi, citros como laranja, limão, tangerinas, entre outras.


O município de Ivinhema possui uma grande tradição na agricultura familiar, com um número estimado de 1.000 famílias, explorando diversas atividades, principalmente bovinocultura de leite, café, mandioca, urucum, suinocultura, avicultura, frutas e hortaliças. A melhoria da qualidade de vida no meio rural, tem se elevado a cada dia, com construção de casas rurais de qualidade, implantação e melhoria de sinal de internet e telefonia, água encanada nas casas e equipamentos de apoio na agricultura como as patrulhas mecanizadas e a utilização da energia solar fotovoltaica.


A agricultura familiar em Ivinhema, tem um papel importante na produção de alimentos. As atividades como a produção de mandioca, café, milho, feijão, hortaliças, urucum, goiaba, entre outras. Os pomares domésticos estão presentes na maioria das propriedades, com espécies como limão, laranjas, mamão, goiaba, como as principais.


Muitos desses pomares foram implantados há muito tempo, necessitando de reformas para uma melhor produtividade. Com aproximadamente 1.000 agricultores familiares, o município de Ivinhema possui um bom potencial para a diversidade de produção, com clima favorável à fruticultura. Com o evento da pandemia do Covid-19, muitos estudos científicos demostram que a imunidade das pessoas tem influência direta na resistência das pessoas às doenças. Uma das maneiras de melhorar a imunidade é com a ingestão de vitaminas e sais minerais contidos nos alimentos, principalmente cítricos.


Um exemplo é o casal Nilo José da Silva e a esposa Luzia Oliveira da Silva, residente na Gleba Ouro Verde, que mostra com muita satisfação seu pomar, onde são cultivadas diversas espécies de frutas como limão, laranja, goiaba, banana, acerola, mangas, mamão, entre outras. “Temos muitas frutas para consumo aqui no sítio e estou muito contente com a produção e agradecemos aos técnicos da Agraer pelo apoio, com orientação técnica sempre que precisamos”, afirma o produtor Nilo José da Silva.


Com a implantação do projeto, a equipe da Agraer e parceiros, acreditam em uma elevação da taxa de imunidade das pessoas no meio rural, com a ingestão de alimentos ricos em vitaminas e sais minerais, propiciando uma melhor qualidade de vida aos agricultores e seus familiares.


Texto e foto: Escritório da Agraer de Ivinhema

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes